Desde que peguei a primeira câmera fotográfica na mão, eu sempre achei muito interessante o processo: apertar o botão e capturar uma imagem. Na época em que usávamos filme, era sofrido. Você fotografava uma imagem, e na hora “H” da revelação o filme tinha estragado. DECEPÇÃO, mais uma imagem a ficar na memória apenas.
Enfim chegamos à era das máquinas digitais. No começo eram caras demais. A primeira que compramos foi até roubada; custou caríssimo, lembro que pagamos em várias prestações no carnê. Com essa facilidade de poder escolher as fotos, ficou mais fácil de treinar o olhar. Infelizmente, muita gente não presta atenção aos detalhes, porém, a cada dia, temos gratas e maravilhosas surpresas como a foto que ilustra essa reflexão.
O Bruno Leuenroth é um amigo que mora na cidade Serra, lá no lindo Espírito Santo. Normalmente, no caminho para o trabalho, ele faz fotos lindas, tudo pelo celular. Muitos fotógrafos que usam apenas máquinas em seus trabalhos são críticos da fotografia com o celular. É preconceito e má vontade. Temos trabalhos, livros, com fotos lindíssimas produzidas a partir de celulares que possuem tecnologia e inteligência artificial que facilitam o trabalho do fotógrafo.
O Bruno é a prova disso. Ao final do texto, está o link para o Instagram dele. Lá você vai encontrar, praticamente todas as manhãs e tardes, lindas fotos do nascer e do pôr do sol. No trabalho desse amigo e fotógrafo, encontramos algo muito especial: o “OLHAR”. A grande diferença em fazer uma foto legal com o celular e uma boa foto é o olhar.
Essa é a dica e reflexão de hoje: treine seu olhar, preste atenção à luz, ao ângulo, à sua posição, à posição dos objetos em volta, à posição das pessoas, à luz na face delas; limpe antes a câmera do celular. Como ele fica na mão, normalmente a lente está suja. Parece que é muita coisa, mas é igual dirigir, no começo parece difícil. Com o treino, você vai conseguir melhorar muito as suas fotos.
Não aperte apenas o botão, faça uma única foto, mas leve um pouco mais de tempo para focar, ao invés de fazer 10 sem foco, sem luz, sem prestar atenção aos detalhes. Se não ficar boa e tiver tempo, faça outra, e vá treinando, perguntando, estudando. Logo você fará fotos que surpreenderão as pessoas.
Siga o Bruno em https://www.instagram.com/brunoleuenroth/ e treine seu olhar! Nos vemos em breve.
Ficarei feliz em ver suas fotos com base nessas e noutras dicas desta seção. Pode mandar para 15-99730-0019; terei alegria em responder a cada um de forma carinhosa.