Eu não estudei fotografia, não que não valorize o estudo, a técnica, a capacidade de aprender, nada disso. Porém a maravilha do acesso aos celulares com câmeras e as câmeras de modo geral é a liberdade de criação.
Não raro posto fotos nas redes sociais e ganham centenas de likes e muitos perguntam qual lente, eu digo Xaiomi, pois foi feita com celular. Não tenha medo de criar, liberte-se das amarras. Pouco tempo atrás, um dos maiores fotógrafos do mundo disse “ o que fazem com celulares não é fotografia”, como assim irmão? Fotografia é só com câmera? Fotografia é só em galeria? Nada disso, discordo veementemente, a liberdade de expressão alcança níveis muito elevados com o acesso às câmeras, interessante que o mesmo acesso tem os vídeos, mas a fotografia tem um lugar especial no coração das pessoas e cada dia vemos mais e mais pessoas com um cuidado especial na hora de fazer uma foto, luz, local, posição, temperatura, enquadramento, é liberdade total da criação.
Essa foto em destaque é uma foto feita em uma câmera A600 da Sony, uma câmera moderna, sem espelhos, muito inteligente, foco rápido e muito, muito pequena, o que leva muita gente não dar valor para ela quando a vê. O corte foi feito no celular, o tratamento no Snapseed, a modelo é a minha amiga e cliente Fabiana Pereira. Já fiz outros cortes e edições com fotos dela. A Fabiana gosta da câmera, minha filha mais velha Saroca (Sarah) gosta da câmera, fiz fotos de uma menininha, a Camila, quase 4 horas de ensaio e ela curtindo cada clic, pessoas que gostam da câmera é muito legal fotografar. Então dá muito mais liberdade para criar. Liberte-se, crie, evolua, tente, tente de novo, tente uma terceira, quarta, quinta vez, não fique preso.
Quer bater um papo sobre fotografia e outras coisas, é só chamar no WhatsApp, (15) 99730-0119.
Um abraço fraterno.

Imagem enviada por Ronny Clayton.