Mas como assim, a Engenharia civil mudou? Sim, ela mudou e vem em uma constante muito rápida e grande. Vou te explicar nos parágrafos abaixo.

Quando eu falo que a engenharia civil mudou, no meu ponto de vista, tudo vem junto com os processos e a tecnologia, até por que, construímos casas de barro e cimento desde milhares de anos, até os dias de hoje, e claro não será do dia para noite que isso irá deixar de existir. Mas meu questionamento além disso é justamente alguns pontos quando falamos de: projetos, materiais, edificações e custo.

Quando falamos em projetos, o processo do desenho técnico já perde espaço para o BIM, já ouviu falar em BIM? Então, se você é profissional ou estudante da área, é uma dica de ouro, aprenda BIM, de uma vez por todas! Esse termo “BIM” trouxe com ela uma melhoria na parte dos processos de projetos, onde conseguimos com as ferramentas adequadas, projetos com eficiência, capazes e erros cada vez menores, com isso o produto final ofertado de um projeto tem um valor agregado maior em comparação aos projetos em outros formatos.

Os sistemas construtivos e seus materiais industrializados também vem ganhando cada vez mais espaço, isso é por um fator determinante e que causa um impacto enorme no bolso do cliente, DESPERDÍCIO e PRODUTIVIDADE. As argamassas hoje já são encontradas pronta pra uso, eliminando, areia, cimento, betoneira e etc, consequentemente, reduz custo, perdas e espaço, sem contar no tempo de execução. As paredes em drywall, por que fazer paredes internas em alvenaria (tijolo) se temos no mercado sistemas melhores, mais eficientes, econômicos e que se precisar de uma reforma ou reparo, é super simples, limpo e ágil.

Então, precisamos nos conscientizar que a mudança e a inserção das novas tecnologias no âmbito da Engenharia Civil, nos traz projetos, processos e benefícios ao usuário, pois o mais interessado nesse produto final é o nosso cliente e ele precisa saber disso.

Quem é o responsável por levar essa informação? Nós profissionais…