Recentemente li o livro “A Fórmula Mágica” de Joel Greenblatt, o que me inspirou a escrever esta coluna utilizando o mesmo título.

Qual investidor não quer encontrar a “fórmula mágica” e superar o mercado?  Creio que a resposta seja óbvia.

Mas apesar do tema do livro – e aqui não tenho a menor intenção de criticar o autor, até porque, não somente considero interessante, como recomendo a leitura do livro – não existe uma fórmula mágica, mas uma estratégia, que deve ser adotada por cada investidor.

O que estou tentando dizer é que para se tornar um bom investidor, temos primeiro que definir qual será nossa estratégia de investimentos, de acordo com o perfil de cada um e sermos disciplinados em relação a essa estratégia por um período de tempo relativamente longo.  Dificilmente haverá uma fórmula de investimentos que não requeira paciência e dedicação.  Aliás, creio que fórmula seja esta:  estudo – disciplina – consistência.

Haverá momentos - e serão muitos - em que nossa fórmula, nossa estratégia,  será desafiada.  E se não tivermos convicção de nossas escolhas, certamente sucumbiremos aos primeiros reveses. E nem estou falando de crises como uma pandemia ou uma guerra mundial.  Estou falando de fatos cotidianos que abalam o humor do “Sr. Mercado” – para usar a expressão utilizada por Joel Greenblatt -, como juros, inflação, greves, eleições, etc., etc.

Passamos por um momento extremamente delicado, que está afetando toda a economia mundial.  Para alguns, esse é um momento de oportunidades, para outros, é tempo de lamentações.  O lado que escolhemos dependerá de termos uma estratégia e se estamos dispostos a segui-la. 

As crises vão passar, elas sempre passam.  O “urso” (fazendo referência ao bear market, expressão utilizada quando o mercado está em baixa) deixará sua agressividade e deixará que o “touro” o empurre para cima (fazendo referência ao bull market, expressão utilizada quando o mercado está em alta). 

E o que nos fará permanecer no jogo, após os constantes embates do touro e do urso, será ter escolhido uma estratégia que nos auxilie a limitar nossas perdas e potencializar nossos ganhos.  É fácil? Não. É impossível? Também não. Mas requer que utilizemos nossa fórmula mágica: estudo – disciplina – consistência.

Até nosso próximo encontro e me sigam no instagram para mais conteúdos.