Este mês eu gostaria de falar sobre dores musculoesqueléticas, como a artrite reumatoide, artrose, nevralgias, até mesmo dores musculares e articulares causadas por movimentos involuntários, seja no trabalho ou no esporte.

Hoje em dia, com os estudos avançados,  procuramos não afastar mais os clientes e até mesmo alunos de suas atividades físicas, claro que este período de afastamento e determinado pelo médico especialista, que com uma boa equipe multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e em alguns casos psicólogos), estes profissionais devem trabalhar em conjunto para que o paciente se recupere sem precisar ficar meses parado sem se movimentar e estes fatores serão determinantes no sucesso das terapias do inicio até o final do tratamento, seja ele com  medicamentos, sessões de fisioterapia e após estas duas fases exercícios terapêuticos e de reabilitação, isso bem encaminhado valerá como forma motivacional para a recuperação do paciente.

A falta de exercícios físicos em longos períodos produz fraqueza do sistema muscular, e cardiovascular e ainda redução das capacidades motoras, ocasionando em atrofia muscular, além da baixa alto estima entre outros desconfortos e problemas.

Então vejam bem que notícia boa, se a atividade física bem planejada e bem elaborada pode nos ajudar a melhorar nossa saúde física e mental com mais naturalidade.

Tenho um caso clínico que aconteceu comigo aqui em meu Studio. Uma paciente que treinava a poucos meses após um longo período sem exercícios , já estava bem adaptada aos treinamentos semanais, caiu em sua casa e veio a torcer o tornozelo, um “profissional” a afastou de suas atividades durante um mês, todos sabem oque aconteceu né, ela ficou quase um ano parada que pois sentiu-se desestimulada e como já não gostava muito de exercícios físicos, abraçou a ideia de não exercitar-se.

Resumidamente, as pesquisas sempre indicam o tratamento com estímulos, visando facilitar ou manter a capacidade respiratória, coordenação motora, e prevenir fraquezas.

Oriente-se e procure sempre profissionais qualificados para ajuda-los em suas recuperações.