A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 31, a suspensão provisória da temporada de cruzeiros, de modo preventivo, até que haja melhor avaliação do cenário epidemiológico, como forma de precaução para proteção da saúde da população.

A recomendação é pautada no aumento repentino de casos de infecção por Covid-19 a bordo de cruzeiros ao longo da costa marítima brasileira e, também, nos dados epidemiológicos nacionais e mundiais, levando em consideração o surgimento da variante Ômicron.

Recentemente, dois navios precisaram atracar e interromper suas atividades após mais de 140 casos de Covid-19 serem detectados entre passageiros e tripulantes. 

Para a agência, os dados disponíveis até então demonstram o potencial da nova cepa se alastrar mais rapidamente em relação às demais variantes, podendo contornar a proteção imunológica oferecida pelas vacinas anteriores contra a Covid-19.

A recomendação não afeta, por ora, o funcionamento dos cruzeiros, ao menos até que haja decisão final dos Ministros responsáveis, mas continuam observando as regras sanitárias vigentes e sob supervisão da agência, que pode atuar para fazer cumprir os protocolos de segurança.