O sonho de todos que sofrem de excesso de melanina abaixo da região dos olhos é aprender uma “magica” com que faça a olheira desaparecer!

Eu não sou magica, mas eu sei resolver esse problema e vou ajudar você.

A maquiagem é poderosa, e alinhada a técnica e o conhecimento de colorimetria, podemos neutralizar o tom de qualquer mancha e/ou discromia.


Antes de te explicar o passo a passo e a técnica correta, preciso que você entenda os princípios da colorimetria e o circulo cromático. Pois são as cores que fazem a verdadeira magica acontecer!

O primeiro passo é entender a divisão das cores, pois assim conseguimos ter uma visão melhor sobre como uma cor consegue ressaltar a outra.  Para isso, temos que separar as cores em duas: As primarias e as secundárias. As cores primárias são: Azul, vermelho e amarelo. O resultado da mistura dessas cores gera as cores secundárias: Laranja, roxo e verde.

Quando dispomos as cores em um círculo cromático – usado para estudar as cores – percebemos que as cores primárias são contrastantes das cores secundárias, ou seja, uma está de frente para a outra. Chamamos isso de cores complementares.


Esse contraste das cores complementares é o que faz uma cor anular a outra. Pois as junções delas formam o marrom (tonalidade da nossa pele).


Portanto, para neutralizar uma olheira Arroxeada é necessário um corretivo com um fundo amarelado e para uma olheira Azulada é necessário um corretivo salmão ou alaranjado.  

Entendido isso, vamos para o passo a passo da maquiagem.

1- Faça a preparação de pele, nunca pule esse passo, é fundamental para um bom acabamento e durabilidade da maquiagem;

2- Identifique a tonalidade da sua mancha e aplique em pouca quantidade o corretivo que possui a cor complementar (Roxo – amarelo/ azul-laranja/ vermelho-verde); 

3- Bata suavemente com uma esponjinha úmida em cima do corretivo para assentar melhor e retirar o excesso, e observe a mágica acontecer;

4- Aplique a base da sua cor em todo rosto (Pode aproveitar e aplicar com a mesma esponjinha úmida);

5- Aplique, também em pouca quantidade, um corretivo do tom da sua pele ou de um tom mais claro para iluminar (Também dando acabamento com leves batidinhas com a esponjinha);

6- Sele a pele com o pó e termine da maneira com que está acostumada, blush e contorno se quiser!

Obs: Não é o excesso do produto na pele que vai garantir uma boa cobertura das olheiras. O ideal é que corretivos sejam usados em camadas finas. Além disso, a aplicação mais eficiente é a que começa pelas partes mais escuras, para que as partes que não precisem de tanta correção recebam menos produtos e fiquem com um aspecto mais natural.

Além disso, na hora de aplicar o corretivo é preciso levar em consideração que existem outros problemas para se preocupar a não ser as olheiras, como: os pés de galinha, dependendo da idade, e as marcas de expressão. Para não evidenciar esses pormenores, evite passar o corretivo muito rente aos cílios inferiores e nos cantos externos dos olhos.

Pronto! A mágica já pode ser feita por você! Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais dicas como essa de maquiagem, me siga nas redes sociais @lecamposbeauty