Cada vez mais cresce o interesse das pessoas em alternativas mais naturais para cuidar de problemas físicos e emocionais. Com isso, muitas clientes me perguntam se Óleo Essencial e Florais de Bach são a mesma coisa.

A resposta é não, são terapias que usam as plantas como cura mas, cada uma tem seu princípio e protocolo de uso.

A Aromaterapia é a cura por meio dos Óleos Essenciais extraídos de raízes, caules, folhas e flores de plantas e frutos. Eles agem no sistema límbico, uma estrutura cerebral que controla as emoções no ser humano. Por isso, a Aromaterapia regula estados de ânimo por meio da inalação. Contudo, a Aromaterapia também pode ser usada para tratamentos locais, especialmente na forma de cosméticos naturais, cremes de massagem e loções.

Já a terapêutica dos Florais de Bach age a partir da vibração de 38 essências descobertas pelo médico britânico Edward Bach.

Os florais atuam no corpo emocional e o uso via oral é o mais recomendado, apesar de também poder ser usado em cremes e loções.

A Aromaterapia têm restrições de uso dependendo da saúde e idade do paciente. Hipertensos, por exemplo, não podem usar óleos essenciais de Hortelã Pimenta ou de Gerânio.

Por sua vez, os Florais de Bach podem ser usados por pessoas de todas as idades e em qualquer situação de saúde, sendo importante mencionar que cada terapêutica, se bem direcionada com a ajuda de um terapeuta, pode contribuir muito para a melhoria do paciente.

Devemos levar em conta a rotina e a afinidade do paciente com o método antes de fazer uma opção. O importante é a constância no uso de cada para obter resultados satisfatórios.

E se ficar na dúvida, podemos aliar os dois tratamentos. Afinal, toda ajuda é muito bem-vinda, especialmente quando respaldada por um terapeuta. Por que escolher se podemos ter mais saúde?

Agora me conte: você prefere Aromaterapia ou Florais de Bach? Qual delas você já usou?