Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais como a depressão, transtorno bipolar e uso de substâncias entorpecentes. São mais de 1 milhão de casos por ano em todo o mundo, 12 mil só no Brasil.

O assunto que já era sério se agravou com a Pandemia do Covid-19 pois o luto, isolamento e insegurança aumentaram ou potencializaram os casos de depressão e desesperança em todo o mundo.

Levantamento do Departament Of Healt and Human Service realizado no dia 14 de agosto de 2020 revelou que ¼ dos jovens com idade entre 18 e 24 anos havia considerado o suicídio nos 30 dias anteriores a pesquisa.

Campanhas como o Setembro Amarelo têm papel fundamental na redução de tais índices. O movimento começou em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem o objetivo de prevenir e reduzir o índice de suicídio no País por meio de informação. Anualmente, a campanha move vários segmentos sociais e, temas que eram tabus ou tachados como “coisa de louco” passaram a ser discutidos e esclarecidos.

Não podemos generalizar e dizer que toda pessoa com transtorno de humor, como a depressão, por exemplo, vá cometer suicídio. Contudo, segundo a Campanha Setembro Amarelo, a depressão é um dos fatores de risco. Outros são:

- uso de entorpecentes ou de álcool,

- desesperança e desespero devido a busca de sentido existencial

- dificuldade em resolver conflitos

- isolamento social e falta de amigos íntimos

- impulsividade

- acesso a meios letais

Sempre que tais fatores de risco surgirem, busque ajuda profissional. Amigos e familiares devem ficar atentos e agir. É imprescindível o acompanhamento psiquiátrico para diagnóstico e tratamento adequado de cada caso.

As terapias complementares podem ser um acompanhamento de grande valia ao lado dos tratamentos convencionais. Uma delas é a Terapia Floral de Bach, inclusa no rol das terapias integrativas do Sistema Único da Saúde (SUS).

Os Florais agem no campo emocional, positivando sentimentos e estados de ânimo negativados.

O médico britânico Edward Bach desenvolveu este método ao observar que o estado emocional determina a saúde física das pessoas. Ao todo, descobriu 38 essências que trabalham estados como tristeza, ansiedade, medo, angústia, rigidez mental, abandono, falta de esperança e descontrole.

O tratamento natural pode ser feito por pessoas de todas as idades e em conjunto com os medicamentos alopáticos.

As gotas de alegria, ânimo, coragem e esperança dos Florais de Bach podem ser um bálsamo na alma sensível e sofrida.