Na madrugada deste sábado para domingo, 10, homens armados abriram fogo contra pessoas em um bar de Soweto, próximo à Joanerburgo, na África do Sul. Ao todo, 15 foram assassinados e 09 ficaram feridos, mas outras 04 pessoas morreram naquela mesma noite de forma similar, apesar de, para a Polícia, parecer não haver relação entre os crimes.

A chacina aconteceu um pouco antes da meia-noite e os tiros foram disparados “aleatoriamente nos clientes”. O outro ataque, aparentemente aleatório também, aconteceu por volta das 20:30h do sábado, 09, a cerca de 500 quilômetros a sudeste de Soweto. 

“Não achamos que os incidentes estejam ligados, porque ocorreram em diferentes províncias. Estamos investigando este incidente por conta própria", disse Nqobile Gwala, porta-voz da polícia para KwaZulu-Natal, que inclui Pietermaritzburg.

A África do Sul é um dos países mais violentos do mundo, com cerca de 20 mil homicídios por ano, uma das maiores taxas globais. Soweto é o maior distrito de população negra do país, um lugar criado pela governo da minoria branca durante a época do Apartheid, que terminou em 1994.