Subiu para 21 o número de mortos em razão das fortes chuvas que atingem a Bahia nos últimos dias, após um rapaz de 19 anos ter se afogado tentando atravessar uma enxurrada em Ilhéus – BA, de acordo com informações da Defesa Civil.

O órgão contabiliza 77 mil pessoas que precisaram deixar suas casas, das quais 34.163 estão desabrigadas e necessitam de assistência do Governo com moradia temporária. Ainda, mais de 470 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que deixaram 358 feridos.

Apenas nas últimas 24 horas, 17 mil novos casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas foram registrados, totalizando 136 cidades em situações de emergência, o equivalente a 30% dos Municípios da Bahia.

Quatro cidades estão sob risco de enchente, segundo alerta emitido pelo Corpo de Bombeiros. Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales devem ser atingidas pela abertura de comportas de uma barragem de Minas Gerais.

A corporação emitiu um comunicado para que as Prefeituras retirem os moradores imediatamente de áreas ribeirinhas. 

As cidades baianas fazem um apelo por medicamentos, comida, água e pelo auxílio de voluntários em apoio às vítimas de uma das maiores enchentes do século no Estado.

A previsão é de que as chuvas persistam até o dia 07 de janeiro.