É possível saber que o inverno está realmente terminando e a primavera e o verão estão a caminho quando se dá início a temporada de baseball aqui nos Estados Unidos. 

 

O Baseball é conhecido como o esporte da família americana, um amor passado de geração a geração. Normalmente, as crianças jogam desde pequenininhas e continuam se dedicando ou acompanhando os jogos com seus familiares até o final da vida. Este é o segundo esporte mais adorado e assistido pelos americanos, só perdendo para o maior de todos, que é, sem dúvida alguma, o futebol americano. 

 

Confesso que eu estava super empolgada com o início da temporada de baseball, mas quando sentei para assistir o meu primeiro jogo tudo foi por água abaixo… E eu vou contar isso melhor para vocês depois, agora vamos falar um pouqinho sobre esse incrível esporte! 

 

A MLB (Major League Baseball - Liga principal de Baseball) é dividida em duas ligas, a Liga Nacional, que teve início em 1871, e a Liga Americana, que teve início em 1882. Cada uma dessas ligas é dividida por região: Leste, Oeste e Central.  No total são 30 times, 15 para cada liga, sendo 5 para cada região. Durante toda a temporada regular, cada time joga 162 vezes. Sim, CENTO E SESSENTA E DOIS JOGOS. Haja fôlego para tudo isso! Normalmente os times jogam entre a mesma liga e, raramente, contra times da outra liga. Os jogos deste ano (2022) começaram no dia 07 de abril e terão fim no dia 02 de outubro. 

 

Dos 30 times, 10 serão classificados para os playoffs, 05 times da Liga Americana e 05 da Liga Nacional. Os campeões de cada uma das ligas irão disputar a final da MLB, que se chama “World Series”. Apesar de hoje contar com todos esses times, o campeonato começou lá em 1871 com apenas alguns. Os mais antigos da liga são:  Atlanta Braves, Chicago Cubs, Cincinnati Reds, Philadelphia Phillies e San Francisco Giants. 



Nesta última pré-temporada (2021/2022) aconteceu algo um tanto quanto inusitado no mundo do baseball, o lockout. Em dezembro de 2016 foi assinado um acordo coletivo de trabalho entre a liga e associação de jogadores, o qual constava diversas regras, tais como  aspecto econômico da liga, negociação de salários e negociação de jogadores. Esse contrato teve duração de 05 anos e terminou no dia 1º de dezembro de 2021, por este motivo o lockout ocorreu.

 

Mas e aí, o que é esse tal de lockout? O lockout é uma paralisação durante uma disputa trabalhista entre os times e os jogadores, e ambos ficam impedidos de transacionar durante este período. Este “fenômeno” só havia acontecido 03 vezes anteriormente e nenhuma dessas vezes havia interferido na data dos jogos. Entretanto, este ano foi diferente. A paralisação durou 99 dias, tendo como consequência o adiamento do início da temporada.  Apesar desse ocorrido, os jogos começaram normalmente no dia 07 de abril e a temporada seguirá normalmente. 

 

​Além disso, o baseball conta com diversas curiosidades. Uma delas é que o “pai do baseball” não é americano, mas sim, britânico - para surpresa de todos! Henry Chadwick era um repórter dedicado ao críquete e se apaixonou pelo baseball. Ambos esportes são bem parecidos, mas Henry ajudou na criação de algumas regras para o baseball, que o diferencia do críquete, e que existem até hoje. E, assim, Henry foi batizado como “pai do baseball”.

 

Outra curiosidade também interessante mas, ao mesmo tempo, triste é que em uma determinada época da história, mais precisamente na primeira metade do século 20, todos os Afro-Americanos foram banidos da MLB e não podiam participar de nenhum jogo e de nenhum time. Assim, houve a criação a “Liga dos negros”. Este regime foi quebrado pelo legendário jogador Jackie Robinson, que jogava no Brooklyn Dodgers. No final dos anos 1950, a porcentagem de jogadores Afro-Americanos na MLB se igualou.

 

Depois de tanto blá blá blá, acho que vocês já perceberam que hoje eu trouxe muito mais informações históricas e culturais do que as regras do esporte. E agora é hora da verdade!  

Eu demorei tanto tempo para escrever esse artigo porque eu gostaria de realmente entender o jogo de baseball e, infelizmente, eu ainda não consegui entrar no ritmo. Assisti jogos, vídeos, matérias, pesquisei, mas ainda não faz sentido na minha cabeça. Eu não sei se são os termos diferentes, as regras, ou, simplesmente, por não me excitar tanto quanto os outros esportes. 

 

Ano passado, quando comecei a aprender sobre futebol americano, eu estava apavorada. Tinha certeza que seria um bicho de sete cabeças. Mas, muito pelo contrário, eu me apaixonei completamente. Sobre o basquete, eu já tinha uma formação, já conhecia o esporte, já tinha jogado, somente não sabia as regras da NBA. E, da mesma forma, foi também fácil de entender, compreender e seguir com o cronograma. 

 

Entretanto, com o baseball foi totalmente diferente. Sentei para assistir um jogo, estava super empolgada, acreditando que conseguiria entender tudo no primeiro segundo jogo, igual aconteceu com o futebol americano. Mas não foi bem assim. Me explicaram diversas e diversas vezes as regras, até assisti vídeos e li matérias em português pensando que o inglês poderia estar sendo o impedimento, mas não, o problema sou eu. Sinto que o baseball é um pouquinho mais chato de entender, mas não vou perder as esperanças. Além disso, não vejo a hora de viver a experiência de ir até o estádio para saber como é estar lá, assistir ao vivo e sentir emoção do jogo. Quem sabe assim, meu coração não irá bater mais forte (e a cabeça começa a funcionar).