Uso da ferramenta no aplicativo de mensagens é
pioneiro no Brasil
Os clientes do Banco do Brasil
(BB) podem administrar os gastos pelo WhatsApp. A instituição financeira passou
a oferecer a ferramenta Minhas Finanças, de gerenciamento financeiro pessoal,
pelo aplicativo de mensagens.
Disponível no aplicativo de
celular e no site do banco, o Minhas Finanças terá um diferencial no WhatsApp,
ao ser aliado ao chatbot, sistema de diálogo que usa inteligência artificial.
De uso gratuito, o gerenciador permite que o cliente trace o perfil de consumo,
programe despesas futuras e acompanhe os investimentos, tudo em um único
ambiente.
Com o open finance,
compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, o Minhas Finanças
unifica a consulta de saldos e aplicações no Banco do Brasil e em outras
instituições. Também é possível organizar lançamentos por categorias,
estabelecer metas de gastos e receber sugestões de investimentos com base no
comportamento financeiro.
Evolução
Para ter acesso aos serviços
do BB no WhatsApp, basta salvar o número de telefone (61) 4004-0001 e iniciar
uma conversa no aplicativo. Desde 2018, os clientes do banco podem usar o
WhatsApp para acessar contas, fazer consultas e algumas transações. Em 2019, o
banco passou a oferecer o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA) em alguns estados.
Em novembro de 2020, o banco
permitiu operações Pix pelo aplicativo de conversas, no mesmo mês de lançamento
do sistema de transferências instantâneas. Em 2021, passou a oferecer a emissão
de boletos e de cobranças bancárias. Em outubro do ano passado, tornou-se
possível fazer operações Pix com o saldo de outras instituições compartilhado
via open finance.
Outras ferramentas oferecidas
pelo Banco do Brasil no WhatsApp são a contratação de crédito pessoal;
consulta, pagamentos, liberação, rastreio e outros serviços de cartões de
crédito e débito; compra de vales-presentes e cashback em lojas; consulta a
informes de rendimentos; aplicação em investimentos; contratação de seguros e
de serviços de assistência técnica; e renegociação de dívidas e segunda via de boletos.