O Bispo Dom Tomé Ferreira da Silva, da Diocese de São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo, renunciou ao seu posto após um vídeo íntimo seu ter sido divulgado na internet na última sexta-feira, 13. O Papa Francisco aceitou o pedido, o que foi divulgado no boletim oficial do Vaticano e um comunicado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

As imagens viralizadas mostram o Bispo seminu durante uma videochamada, mostrando-o tirando a roupa e acariciando suas partes íntimas. Ao final, é mostrado um outro homem, com tarja, cobrindo o seu rosto e nu. 

O comunicado oficial diz que “a Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia. D. Tomé Ferreira da Silva, nomeando, ao mesmo tempo, como Administrador Apostólico, o Exmo. Sr. D. Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto”. 

Este não é o primeiro pedido do então Bispo a gerar polêmicas. No ano de 2018, ele foi investigado pelo Vaticano por supostamente ter omitido casos de abusos sexuais ocorridos dentro da Igreja, levando-o a renunciar ao cargo de coordenador regional da Arquidiocese de Ribeirão Preto.