Com
a aproximação da black friday, páginas
e aplicativos fraudulentos têm se tornado mais comuns para captar informações
bancárias e pessoais dos consumidores na internet, inclusive imitando sites,
aplicativos e perfis de empresas em redes sociais, com sofisticação.
A
empresa de cibersegurança Axur, que atende grandes comerciantes eletrônicos e
varejistas, realizou levantamento que demonstra um aumento de 80% de casos de phishing no terceiro semestre deste ano,
prática que consiste na “pesca” de usuários da internet para que cliquem em links maliciosos.
O
principal meio de atuação dos criminosos tem sido o uso de perfis falsos de
redes sociais atribuídos a marcas. Em seguida, os aplicativos e sites, em menor
proporção. O comércio eletrônico e o setor financeiro são os mais visados.
O
relatório da empresa demonstra a existência de 3.020 páginas falsas com menção a
marcas de ecommerce, com 34,5% de
incidência apenas para bancos e empresas do setor. Perfis falsos de fintechs e bancos anunciam limites em
cartões de crédito, condições especiais de parcelamento e outros benefícios.
As
fraudes em internet representam 5% dos ataques reportados em 2020, segundo o
Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil –
Cert.br, grupo mantido pelo Comitê Gestor de Internet.
Alguns
cuidados que podem ser tomados são:
- Verifique o endereço
do site acessado, se atentando a letras repetidas, números e outros caracteres;
- Desconfie dos
primeiros links exibidos em buscas no Google, normalmente impulsionados;
- Evite acesse links
enviados por WhatsApp ou redes sociais;
- Procure o produto em
diferentes lojas;
- Confira o
destinatário do pagamento;
- Se atente às
informações em caso de pagamento por meio de Pix;
- Não compartilhe
informações bancárias em aplicativos de mensagem, redes sociais e não forneça a
senha do cartão, sites não solicitam isto;
- Em caso de crime,
contate as autoridades e registre um boletim de ocorrência.