Com a aproximação da black friday, páginas e aplicativos fraudulentos têm se tornado mais comuns para captar informações bancárias e pessoais dos consumidores na internet, inclusive imitando sites, aplicativos e perfis de empresas em redes sociais, com sofisticação.

A empresa de cibersegurança Axur, que atende grandes comerciantes eletrônicos e varejistas, realizou levantamento que demonstra um aumento de 80% de casos de phishing no terceiro semestre deste ano, prática que consiste na “pesca” de usuários da internet para que cliquem em links maliciosos.

O principal meio de atuação dos criminosos tem sido o uso de perfis falsos de redes sociais atribuídos a marcas. Em seguida, os aplicativos e sites, em menor proporção. O comércio eletrônico e o setor financeiro são os mais visados.

O relatório da empresa demonstra a existência de 3.020 páginas falsas com menção a marcas de ecommerce, com 34,5% de incidência apenas para bancos e empresas do setor. Perfis falsos de fintechs e bancos anunciam limites em cartões de crédito, condições especiais de parcelamento e outros benefícios.

As fraudes em internet representam 5% dos ataques reportados em 2020, segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – Cert.br, grupo mantido pelo Comitê Gestor de Internet.

Alguns cuidados que podem ser tomados são:

- Verifique o endereço do site acessado, se atentando a letras repetidas, números e outros caracteres;

- Desconfie dos primeiros links exibidos em buscas no Google, normalmente impulsionados;

- Evite acesse links enviados por WhatsApp ou redes sociais;

- Procure o produto em diferentes lojas;

- Confira o destinatário do pagamento;

- Se atente às informações em caso de pagamento por meio de Pix;

- Não compartilhe informações bancárias em aplicativos de mensagem, redes sociais e não forneça a senha do cartão, sites não solicitam isto;

- Em caso de crime, contate as autoridades e registre um boletim de ocorrência.