Durante sua live semanal transmitida por suas redes sociais, o Presidente Jair Bolsonaro pediu ontem, 26, à população para que economize água, devido ao agravamento do quadro das usinas hidrelétricas, ocasionado pela seca. Por ele, a crie energética foi classificada como um “problema sério”.

“O problema é sério. Eu vou tentar fazer um apelo a você que está em casa agora. Eu tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz agora. Eu peço esse favor para você. Assim você estará ajudando a economizar a energia e a economizar a água das hidrelétricas”, disse.

Como se sabe, o volume das chuvas está abaixo do esperado há meses, até mesmo em comparação ao mesmo período do ano passado, o que vem sendo motivo para inúmeros focos de incêndio pelas regiões de maior seca e, também, levou diversas localidades a adotar regime de racionamento de água, tendo as contas de energia sido elevadas, em razão da adoção da bandeira tarifária vermelha de nível II. 

“Em grande parte, nessas represas [reservatórios das hidrelétricas], já estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento. Estamos no limite do limite. Algumas vão deixar de funcionar se essa crise hidrológica continuar existindo”, complementou Bolsonaro, reiterando o alerta de piora das condições emitido no último dia 24 pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE.