Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 07 de novembro de 1901, faleceu na mesma cidade em 09 de novembro de 1964. Foi escritora, professora e jornalista.

É considerada uma das maiores poetas do Brasil, lembrando que ela própria se definia como poeta evitando usar o termo poetisa, por julgar que o termo trazia uma separação ou um sentido de inferioridade para a literatura produzida pelas mulheres.

Num de seus mais belos poemas: “Motivo”, Cecília Meireles escreveu:

Eu canto porque o instante existe

E a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste

SOU POETA.

A carreira literária de Cecília Meireles foi bem sucedida, teve muitos livros publicados, recebeu inúmeros prêmios e homenagens nacionais como o Prêmio de Poesia, concedido pela Academia Brasileira de Letras, além de ter recebido homenagens internacionais, como o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Universidade de Deli, da Índia.

Um de seus livros mais importantes é o “Romanceiro da Inconfidência”, no qual a autora combina dados históricos e acrescenta situações e diálogos imaginários, para contar em forma poética a Inconfidência Mineira.

No “Romanceiro da Inconfidência” estão personagens importantes que, com seus ideais e sonhos traçaram os caminhos para a liberdade e a independência do Brasil, todavia, traídos foram denunciados, presos e condenados.

Nomes importantes da Inconfidência Mineira como: Tiradentes, Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto estão presentes no “Romanceiro da Inconfidência”, assim como Domingos de Abreu Vieira, personagem que o tempo e o esquecimento vão apagando da história brasileira.

Num dos trechos finais do livro a autora escreve sobre a morte dos inconfidentes e lembra que, de certa forma, o embate, a luta e os ideais de liberdade desses homens, não desapareceria para sempre:

Mas, no horizonte

do que é memória

da eternidade,

referve o embate

de antigas horas,

de antigos fatos,

de homens antigos.

A obra que nos legou Cecília Meireles é fundamental para a literatura brasileira, demonstra a grandeza dessa notável autora, merece ser mais conhecida e valorizada por todos os brasileiros.