No sul da Bahia, ao menos 29 municípios decretam situação de emergência e três, de calamidade, devido a um ciclone extratropical que se formou no oceano Atlântico, provocando fortes chuvas na região.

Uma das cidades mais castigadas, Itamaraju registrou volume de 450 mm somente nesta quinta-feira, 09, de acordo com o MetSul Meteorologia, que prevê ainda mais chuva para esta sexta, 10. O InMet classificou a região no maior grau de risco, “grande perigo”, nesta manhã.

Com a elevação dos níveis dos rios, foram destruídas pontes e estradas, com áreas inteiras inundadas, com correntezas fortes nas ruas urbanas.

Na manhã de ontem, 09, o Governador do Estado Rui Costa – PT conversou com alguns Prefeitos e seguirá com a força-tarefa de ajuda aos municípios afetados. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia – Graer já usa três aeronaves para atender a população e bombeiros militares atuam em operação.

A previsão do MetSul Meteorologia é que de o ciclone piore nesta sexta e, também, durante o final de semana, provocando novos temporais, responsáveis, aliás, por trazer ar mais frio com geada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de um clima mais inverno na cidade de São Paulo.

Em Itamajaru, um homem e dois sobrinhos, de 04 e 08 anos, foram soterrados em uma área de desabamento de seis imóveis e não sobreviveram. Em Teixeira de Freitas, as precipitações foram de 141 mm e a água chegou a invadir casas e estabelecimentos comerciais.


As cidades que declararam situação de emergência são:

- Anagé

- Amélia Rodrigues

- Baixa Grande

- Canavieiras

- Camacan

- Encruzilhada

- Eunápolis

- Ibicoara

- Itaberaba

- Itaquara

- Itacaré

- Itaranti

- Itapetinga

- Iaçu

- Itabela

- Itambé

- Ibicuí

- Jaguaquara

- Jiquiriçá

- Macarani

- Mucugê

- Mutuípe

- Teolândia

- Maragogipe

- Mundo Novo

- Marcionílio de Souza

- Ruy Barbosa

- Ribeira do Pombal

- Teixeira de Freitas

- Medeiros Neto

 

As cidades que declararam calamidade são:

- Itamaraju

- Jucuruçu

- Porto Seguro