Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial, assim como adequá-la as estações do ano. No Brasil, temos as 4 estações bem demarcadas, mas para facilitar podemos subdividir em 2 períodos – Primavera/Verão com temperatura quente e Outono/Inverno com temperatura fria.
Quando a temperatura cai, é comum que aconteçam mudanças nos nossos hábitos, como beber menos água e optar por banhos mais quentes e demorados. Tudo isso afeta a derme, que já tende a ficar mais ressecada nesse período. O tempo mais seco faz com que a pele se desidrata mais facilmente, principalmente na área dos olhos e lábios.
Criando e mantendo uma rotina de skincare no inverno, você consegue aliviar os sintomas e ajudar a combater os problemas relacionados ao ressecamento como um aspecto esbranquiçado, coceira, descamação e até o surgimento de fissuras e machucados.
Se você sofre de rosácea, Melasma, dermatite atópica ou seborreica, é preciso redobrar os cuidados. Se o problema for intenso, é preciso marcar uma consulta dermatológica, pois muitas vezes apenas a hidratação em casa não reverte o quadro. E, em todos os casos, sempre compre produtos adequados ao seu tipo de pele. Os que têm álcool na formulação devem ser evitados nesse período.
Confira as 5 dicas para melhorar seus hábitos e consecutivamente o resultado da sua pele no inverno:
1- Evite água muito quente: Não entrar no chuveiro com a água super quentinha no inverno é uma tarefa difícil, porém para a saúde da sua pele é necessário evitar esses banhos muito quentes, pois o calor da água acaba retirando parte da barreira protetora. Além de ficar mais ressecada, a pele também acaba perdendo o viço. Por isso, evite lavar o rosto no banho, opte por fazer sua rotina de skincare na pia do banheiro, com água mais fria.
2- Retire as células mortas: como no frio a tendência é consumir menos água, o ritmo da renovação celular acaba sendo afetado. Nestes casos, a pele pode acumular uma quantidade maior de células mortas que, quando não retiradas, podem obstruir os poros e contribuir para o aparecimento de cravos e espinhas. Por isso, durante o inverno, é muito importante manter a rotina de limpeza diária da pele, além da esfoliação uma vez por semana.
3- Lembrar sempre da hidratação: Provavelmente essa é a parte mais importante dos cuidados com a pele no inverno. Mantê-la sempre hidratada é essencial e isso começa de dentro para fora. Por isso, beba muito líquido e procure consumir alimentos ricos em água também. Para uma hidratação externa, escolha produtos com maior poder hidratante, principalmente na hora de dormir, independentemente se sua pele é oleosa, mista ou seca. O ideal é hidratar duas vezes ao dia (manhã e noite)
4- Escolha bem os produtos de Skincare: Ao fazer a limpeza da sua pele no inverno, evite escolher produtos de limpeza profunda que tenham a função de retirar o óleo, dê preferência para sabonetes líquidos e com uma fórmula hidratante. Evite usar buchas e escovas para limpeza do resto com tanta frequência.
5- Abuse do lip balm: Na luta contra os lábios rachados, não existe melhor solução do que os hidratantes labiais. Eles devem ser usados sempre que possível, pois é uma região do rosto que não mantém o produto por muito tempo. Além disso, para potencializar os efeitos, faça uma esfoliação com açúcar e mel pelo menos uma vez por semana.
Seguindo essas dicas você conseguirá manter sua pele impecável durante o inverno. Para mais dicas de beleza e cuidados me acompanhe nas redes sócias @lecamposbeauty