Todos os que houverem completado o esquema vacinal contra a Covid-19, tomando ambas as doses da vacina, ou, então, um imunizante de dose única, poderá obter o Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, a ser emitido pelo Ministério da Saúde de maneira eletrônica.

O documento serve para fins de comprovação legal da conclusão da imunização, podendo ser útil para viajantes, em especial os que planejam ir para o exterior, em países que apenas permitem a entrada mediante comprovante de vacinação. A validade do certificado, contudo, não é internacional, cabendo a cada país decidir se o aceitará ou não. O recomendado é que se consulte esta informação junto à respectiva embaixada.

A Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde – OMS, pediu no início do mês passado, julho, que todos os países aceitassem viajantes imunizados com uma das vacinas que aprova: Janssen, Covishield, da AstraZeneca; Coronavac e vacinas da Moderna e Sinopharm.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa emite um Certificado Internacional de Vacinação - CIVP para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19".

Como obter o certificado

Para obtenção do certificado, é necessário primeiro acessar o site ou instalar o aplicativo Conecte SUS, o qual somente poderá ser acessado com o login da plataforma Gov.br.

Uma vez dentro do sistema, clicando no ícone Cidadão, a pessoa terá acesso a uma série de serviços, incluído o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu “vacinas”,  deve constar as doses contra a Covid-19 que foram tomadas.

Para emitir o CNV, marque a opção Certificado de Vacinação. Será fornecido pelo sistema um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento, que pode ser baixado em formato PDF em até três línguas, português, inglês e espanhol.

No aplicativo Conecte SUS, o procedimento é similar. Uma vez instalado no celular e feito o login por meio do cadastro na plataforma Gov.br, o usuário deve clicar na opção Vacinas, que estará na página inicial. Deve-se então selecionar a vacina contra Covid-19 e selecionar a opção Certificado de Vacinação. O aplicativo dá também a opção de baixar uma versão em PDF do comprovante.