Relatório divulgado esta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que durante o primeiro semestre de 2022, foram registradas um total de 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa.
De acordo com a Anatel, o
número de queixas apresentadas junto ao serviço de atendimento ao consumidor
representa um volume 6,5% menor do que o registrado no segundo semestre de
2021. Segundo a agência, o Índice de Reclamações (IR), que é calculado a partir
do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos caiu de 0,55
para 0,51 entre o segundo semestre de 2021 em relação ao primeiro semestre de
2022.
“O resultado do primeiro
semestre desse ano retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde
de 4 milhões de queixas registradas em 2015. A redução foi interrompida nos
dois primeiros anos da pandemia de covid-19”, informou a agência.
O serviço que registrou
maior número de reclamações foi referente ao celular pós-pago, com 360.068
queixas e com IR de 0,59. Em segundo lugar está o serviço de banda larga fixa,
com 240.098 reclamações e IR em 0,81.
O serviço de celular
pré-pago foi o terceiro maior alvo de reclamações, com 143.739 queixas e um IR
de 0,20; seguido do serviço de telefonia fixa (135.271 reclamações e IR em
0,85) e da TV por assinatura (65.887 reclamações e IR em 0,72).
As reclamações contra as
prestadoras desses serviços podem ser feitas de forma online, no site da
Anatel, onde há uma área específica para isso, com um passo a passo que ajuda o
consumidor a fazer a reclamação. Para acessá-lo, clique aqui.