A cidade de Xiamen, no sudeste da China, tem cerca de 5 milhões de habitantes e após serem detectados 32 novos casos de Covid-19 no local, um dos mais populosos da província de Fujian, os moradores foram colocados em confinamento. Entre os contagiados foi identificada a variante Delta.

O jornal The Paper noticiou que a partir da meia-noite haveria a suspensão dos serviços de ônibus de longa distância e que todos os níveis de ensino retornariam às aulas online, além do fechamento de inúmeros locais públicos.

A imprensa local, por sua vez, disse que todos os complexos residenciais permanecerão “fechados”, para que os moradores não saiam, com exceção de viajantes que testem negativo, que poderão ter acesso ao Aeroporto.

As celebrações do Festival de Meio de Outono, que aconteceriam no próximo dia 21, foram canceladas e eventos como casamento foram proibidos, enquanto velórios devem acontecer de “maneira simples”, segundo as autoridades.

Como parte deste mesmo surto da doença, as cidades de Putian e Quanzhou, da mesma província, registraram novos casos de Covid-19, tendo a imprensa disto que as infecções se concentraram em uma única escola e uma fábrica de calçados.

As autoridades também alertaram para o alastramento do surto para regiões diversas do país. A China vem praticando estratégias rígidas de controle da doença, com quarentenas de três semanas, exames e testes em massa nos locais em que detectados novos casos.

O país, desde o início da pandemia, registrou 95.340 casos e 4.636 mortes.