O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou ontem, 27, que os adolescentes entre 12 e 17 anos de idade serão incluídos no Plano Nacional de Imunização - PNI contra a Covid-19, o que deverá acontecer após o início do envio da primeira dose de vacinas aos adultos com mais de 18 anos. A prioridade será de adolescentes com comorbidades. O anúncio veio após reunião entre o Ministério e os representantes de Estados e Municípios.

Queiroga afirmou que a “expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim que a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”. 

O anúncio veio seguido da decisão tomada pelo Governador João Doria - PSDB de antecipar o calendário de vacinação em São Paulo, com previsão de término da aplicação das primeiras doses aos adultos até o dia 20 de agosto, quanto, então, o Estado passará a imunizar os adolescentes de 12 a 17 anos de idade com comorbidades. A partir do dia 30 de agosto e até o dia 05 de setembro, serão aplicadas vacinas aos adolescentes em geral, de 15 a 17 anos. Entre os dias 06 e 12 de setembro será a vez de crianças de 06 a 12 anos.

A antecipação se deve não apenas a autorização do Ministério da Saúde, mas, antes, ao avançado ritmo de imunização, visto que 75% da população adulta do Estado já teve aplicada ao menos a primeira dose da vacina. Ao todo, foram 34,9 milhões de doses, das quais 25,3 milhões correspondem a Coronavac, Pfizer e AstraZeneca, 8,3 milhões são segundas doses destes mesmos imunizantes e 1 milhão se refere à Janssen, de dose única.