A
definição para a palavra foco em sentido figurado é “ponto para qual converge
alguma coisa”. Na vida podemos aplicar essa palavra a algo em que direcionamos
nossa atenção e energia em determinado momento.
Tudo
aquilo que focamos tende a ganhar mais atenção e consecutivamente tende a
crescer.
Se
focarmos em algo positivo como cuidar da saúde, por exemplo, buscando por uma
alimentação saudável, fazer uma caminhada ou exercício físico que mais nos
agrade, é muito provável que tenhamos mais disposição física.
Nesse
momento de retorno as aulas presenciais após um período considerável em ensino
remoto os educadores enfrentam um grande desafio. Após as avaliações
diagnósticas é possível que a heterogeneidade presente nas classes possa
levá-los a um sentimento de impotência perante a situação, porém ao focar nas
habilidades básicas as quais os alunos dominam, esse sentimento pode dar lugar
ao fortalecimento nas habilidades já aprendidas e a partir desse ponto junto
com a turma encontrar o caminho para novos saberes.
Cada
família fez o seu melhor, perante a realidade vivida na pandemia, e esse
esforço deve ser acolhido com amor, sem julgamentos.
Através
das relações interpessoais dentro da sala de aula é possível desenvolver
habilidades que farão com que os alunos alcancem êxito pedagógico e
socioemocional.
Vejo
que para o momento o ideal é focar nas habilidades e competências trazidas
pelos alunos, mesclando nas aulas conteúdos referentes à serie com conteúdos
ainda não assimilados por alguns alunos, tendo a finalidade de atingir todos.
Não
é possível estar preso a um currículo rígido, pois cada classe encontra-se em
uma configuração única e precisa de flexibilidade pedagógica.
O
coração de cada educador sebe qual o caminho deve seguir.
Eu
vejo você colega professor!