A definição para a palavra foco em sentido figurado é “ponto para qual converge alguma coisa”. Na vida podemos aplicar essa palavra a algo em que direcionamos nossa atenção e energia em determinado momento.

Tudo aquilo que focamos tende a ganhar mais atenção e consecutivamente tende a crescer.

Se focarmos em algo positivo como cuidar da saúde, por exemplo, buscando por uma alimentação saudável, fazer uma caminhada ou exercício físico que mais nos agrade, é muito provável que tenhamos mais disposição física.

Nesse momento de retorno as aulas presenciais após um período considerável em ensino remoto os educadores enfrentam um grande desafio. Após as avaliações diagnósticas é possível que a heterogeneidade presente nas classes possa levá-los a um sentimento de impotência perante a situação, porém ao focar nas habilidades básicas as quais os alunos dominam, esse sentimento pode dar lugar ao fortalecimento nas habilidades já aprendidas e a partir desse ponto junto com a turma encontrar o caminho para novos saberes.

Cada família fez o seu melhor, perante a realidade vivida na pandemia, e esse esforço deve ser acolhido com amor, sem julgamentos.

Através das relações interpessoais dentro da sala de aula é possível desenvolver habilidades que farão com que os alunos alcancem êxito pedagógico e socioemocional.

Vejo que para o momento o ideal é focar nas habilidades e competências trazidas pelos alunos, mesclando nas aulas conteúdos referentes à serie com conteúdos ainda não assimilados por alguns alunos, tendo a finalidade de atingir todos.

Não é possível estar preso a um currículo rígido, pois cada classe encontra-se em uma configuração única e precisa de flexibilidade pedagógica.

O coração de cada educador sebe qual o caminho deve seguir.

Eu vejo você colega professor!