A fotografia nos permite eternizar momentos importantes de nossas vidas e da história e com o advento da tecnologia digital, o universo da fotografia sofreu transformações significativas.

Em 1826, na França, Joseph Nicéphore Niépce fez o primeiro registro de fotografia. Entretanto, há quem afirme que sua história teve início muitos séculos antes desse registro, com as experiências feitas por alquimistas na Antiguidade.

No Brasil, o Dia do Fotógrafo é comemorado no dia 08 de Janeiro. Pensando nisso, nós do GNTC trouxemos uma entrevista com o fotógrafo tieteense Thiago Barros para falarmos um pouco mais sobre esse mundo.



O fotógrafo conta que sua paixão pela fotografia nasceu muito cedo e de forma muito silenciosa, ao ver seu pai trabalhar com equipamentos e fazendo trabalhos, desenvolveu um enorme desejo de ajuda-lo.

“Recordo-me que, meu grande sonho era poder fazer a Conversão daquelas Fitas VHS para DVD (...) Assim, desta forma fui pesquisando e estudando mais, até que então consegui fazer a conversão e juntar com minha primeira descoberta, fazendo com que ele tivesse seu primeiro contato com a fotografia digital em seus serviços de filmagem. Na época em que comecei, tinha 16 anos, e naquela época o acesso a informação estava começando a aparecer, então tudo do que aprendi foi realmente vendo meu pai trabalhar e fuçando MUITO para então um futuro próximo pudesse fazer grandes investimentos em conhecimento, tecnologia e estrutura de trabalho”, conta.

Para ele, sua grande inspiração é a gratidão dos seus clientes com seu trabalho e que o mesmo tem verdadeiro amor por isso. “Fotografar é a arte de ver com os olhos e registrar com o coração. Essa é uma das poucas artes que fazemos hoje para o amanhã. A sensação de participar de momentos especiais e únicos e fazer registros pela toda eternidade”, comenta.

Com seus 16 anos de história na fotografia, Thiago conta que é muito emocionante ver cada pedaço de cada cliente se tornando real, des o local mais simples até o local mais longe que já fotografou.

Para quem quer se aventurar no mundo das fotos, ele recomenda que inicie entendendo o real significado do amor, eternidade, felicidade e família. “Recomendo sempre iniciar pensando nessas palavras por que é isso o que um fotógrafo faz, registros de amor, felicidade, abraços de família, realização de um sonho. Quando você entende o significado dessas palavras, você é capaz de gerar um relacionamento com seu cliente, fazer com que ele confie em você, que se entregue para seu trabalho. Parece muito bobo isso que estou dizendo, mas, acredite, Confiar é a palavra-chave”, finaliza.