Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

Os primeiros registros gráficos foram feitos em papiro, uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta de mesmo nome e que possibilitava a escrita. Tempos depois os rolos de papiro foram substituídos pelo pergaminho, que possibilitava ser costurado, já que era feito de pele animal e tinha mais resistência.

A primeira impressão de um livro por Gutenberg foi a Bíblia. Inicialmente ele começou a produzir páginas com 40 linhas, mas o custo para isso era alto. Resolveu então utilizar 42 linhas em duas colunas por página. O exemplar foi escrito em latim e teve 1.282 páginas.

Cristina Porto: Escritora Tieteense 

Neste Dia Nacional do Livro, nós do GNTC vamos falar sobre Cristina Porto, escritora tieteense e autora de diversos livros.

Maria Cristina Martins Porto nasceu em Tietê. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo. Foi professora especializada em alfabetização na Escola Municipal Joaninha Grassi Fagundes, nome da histórica diretora do Jardim de Infância da Escola Normal de São Paulo. Em pouco tempo de magistério resolveu se emancipar do funcionalismo público e trabalhou na editora Abril, na área de revistas infanto-juvenis.

Foi coordenadora e colaboradora de diversos projetos editoriais, entre eles, ‘Taba: histórias e músicas brasileiras’, da Abril, livro ilustrado ‘Bem-me-quer’, ‘Enciclopédia Prática de Informática e Eletrônica Passo a Passo’.

Começou a escrever para crianças ainda quando trabalhava em revistas infantis e já publicou inúmeros títulos. Estagiou na Biblioteca Infantil de Munique, Alemanha, e tem participado de muitos congressos e encontros dessa área.

Conheça algumas obras da escritora: 

Serafina sem rotina

Carlota Bolota

Caminhos do São Francisco

Serafina e o Casamento do seu Nonô

Saudades do Rio Mar

Arroz e Feijão em qualquer estação

Boi Cavaco e Vaca Valsa

Serafina e a Criança que Trabalha