O Governador João Doria anunciou a flexibilização do uso das máscaras de proteção em espaços abertos a partir do dia 11 de dezembro, em razão da queda no número de mortes e casos de Covid-19.

“No entanto, o uso de máscaras continuará sendo obrigatório nas áreas internas, nas estações e para as centrais de transporte público do estado de São Paulo. Inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscaras continuará sendo obrigatório”, afirmou Doria em coletiva de imprensa que aconteceu nesta quarta, 24.

A Administração havia manifestado sua intenção de flexibilizar a medida no início deste mês, desde que 75% da população estivesse vacinada, com menos de 1.100 novos casos registrados por dia e as internações deveriam estar abaixo de 300 diariamente.

Nesta terça, 23, foram registrados 94 óbitos e 1.524 novos casos, devendo o estado chegar a 75% da população vacinada nesta quinta, 25. “Isso não quer dizer que as pessoas têm que tirar a máscara”, ressaltou o coordenador do Comitê Científico Paulo Menezes, que recomenda a manutenção do uso de máscaras mesmo após a flexibilização, o que “talvez seja interessante”.

Na semana passada, Doria anunciou a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas maiores de 18 anos de idade, declarando que a aplicação poderá acontece com intervalo de cinco meses, contados da data em que se completou o esquema vacinal, com duas doses ou dose única.