Se tem alguém que espera muito por essa estação, esse alguém é o jardim!
Após todo período de descanso e dormência do Inverno, agora as plantas então renovadas iniciam seu processo mais bonito: o Florescimento. Durante a estação de frio, as plantas estiveram guardando toda sua energia para a chegada da Primavera, pois nela, as plantas começam a aumentar seu metabolismo e enviar toda sua energia para as novas brotações, e hastes florais, processo esse que prepara a planta para a frutificação no Verão. Salvo algumas espécies, aqui em nosso país, a natureza funciona basicamente desta forma – É primavera: Estação das Flores.
Naturalmente, todo o jardim vai ganhando mais cor advindo das novas brotações de folhas, e o volume das copas também vai tomando espaço. O jardim deixa de ser marrom e passa a sua melhor forma: repleto de folhas novinhas, verdes, e botões de flores que vão surgindo entre os galhos e nos ponteiros dos ramos. E após a planta se reestruturar com novos galhos, finalmente se sente preparada para começar a florescer. E aí começa o show de cores, cada espécie exibindo sua maravilha, tão perfeita e desenhada na forma de flores. Cada detalhe é tão peculiar de cada espécie que perdemos de vista a grandiosidade da biodiversidade. E junto com as flores, a fauna se reanima e o jardim também ganha vida através dos pássaros que passam cada vez mais a frequentar as plantas, assim como os beija-flores e as abelhas. Desta forma, o processo de polinização e dispersão de sementes também acontece, e nunca se viu tanta vida no jardim como na Primavera.
As temperaturas desta estação também favorecem todo esse processo de brotação nas plantas e reprodução das aves. Há de se lembrar também das chuvas que chegam e lavam toda secura do Inverno, proporcionando mais condições favoráveis para a rebrota de novas folhas. Aliás, é notório e inquestionável o poder das chuvas nesta época – se no período da noite chove, no dia seguinte de manhã a paisagem está outra e mais verde.
E nós enquanto cuidadores da natureza podemos também dar um “reforcinho” para as plantas neste período. É exatamente nesta fase que recomendamos cuidados como a adubação regular no jardim. Após alguns meses, até mesmo o solo sai do modo adormecido e ganha atividade biológica. Sabemos que existe vida e química no solo, e as plantas dependem dessa existência para também viverem, sendo uma relação vital de dependência. Portanto, cuidar do solo é também cuidar para que o jardim permaneça vivo e tenha reais condições de germinar, brotar, crescer, desenvolver, florescer e frutificar. Em solo pobre, não há vida.
Portanto, podemos então adicionar componentes necessários ao solo como os macro e micronutrientes essenciais para as plantas, e é importante que esse reforço seja completo e balanceado. Os principais são 12 nutrientes que a planta precisa para tornar seu ciclo completo, e as quantidades de cada um deles também varia de acordo com a fase na qual a planta se encontra. Por isso busque adicionar fertilizantes de qualidade e de procedência conhecida, se possível sempre com orientação técnica, e seguindo rigorosamente as formas de aplicação. Se optar por um fertilizante orgânico, sempre se certifique de que este esteja bem curtido para evitar a queima das plantas. Outro ponto importante aqui é a dosagem aplicada: cuidado com os excessos, eles podem levar a planta á completa desidratação e consequente morte.
Mais um item valioso é a adição de matéria orgânica no solo, a qual pode ser feita através de terra vegetal, materiais decompostos, húmus, minhocas, ou até mesmo as folhas que caíram no Inverno. O revolvimento do solo para incorporação destes materiais é super válido também.
E lembre-se: quando não houver chuva, irrigue o jardim, pois nesta fase não pode faltar água para que a planta tenha condições de florescer. E sabemos que, é somente florescendo que teremos frutos na estação seguinte.
Fique de olho também nos ataques de pragas pois as plantas nesta fase estão muito apetitosas para todos na natureza, e se for preciso faça tratamentos sanitários para garantir a produção.
E como sempre friso: Amor e atenção nunca é demais para o jardim!
Boa Primavera todos!