Foi aberto hoje, 28, o cadastro de voluntários para os estudos clínicos da vacina ButanVac contra Covid-19 na cidade de Piracicaba. A pesquisa é conduzida pelo Instituto Butantan e o imunizante funciona mediante o uso do vírus da doença de Newcastle, que acomete aves e é inofensivo a humanos, modificado com a proteínaspike do novo Coronavírus. 

Para se inscrever, é necessário que se tenha 18 anos de idade ou mais, não se tenha vacinado ou contraído Covid-19, não se tenha alergia a ovo ou frango e nem se esteja grávida ou lactante. O cadastro acontece na Alameda Melvin Jones, nº 91, até amanhã, 29, das 08:30h às 16:30h.

Os participantes receberão doses da ButanVac ou CoronaVac, ou seja, não haverá grupo de controle com placebos. A comparação será feita entre os resultados colhidos com cinco mil voluntário imunizados com a nova vacina e os demais imunizantes usados. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a cidade de Piracicaba vacinou com ao menos uma dose 81,6% da população adulta, com um total de aplicações de 332,3 mil doses.