Presidente da agência é entrevistado no Brasil
em Pauta
Cristo Redentor, Cataratas do
Iguaçu, Jalapão, Lençóis Maranhenses, Bonito e tantas outras atrações. O Brasil
possui uma diversidade natural, cultural e histórica como poucos países no
mundo. Com isso, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo
(Embratur) tem intensificado as iniciativas que mostram ao mundo um Brasil de
destinos atraentes.
E as ações promovidas fomentam
o desenvolvimento econômico e social do país, como mostram os dados da
Embratur. De acordo com a agência, só no primeiro semestre de 2022, as
campanhas de promoção internacional movimentaram cerca de R$ 48,5 milhões em
viagens ao Brasil. “A cada US$ 1 que a gente investe em promoção internacional
ele retorna multiplicado por 23”, disse o presidente da Embratur, Silvio
Nascimento, durante entrevista ao programa Brasil em Pauta, comandado pelo
jornalista Roberto Camargo, que vai ao ar neste domingo (21), na TV Brasil.
De acordo com Nascimento, o
turismo é responsável por 8% do PIB nacional, ficando atrás apenas do
agronegócio, da mineração e da indústria automobilística. “Junto à geração de
renda, vem também a geração de emprego, vem a sustentação de empresas e isso é
extremamente importante para o Brasil. Hoje, o turismo ocupa o quarto lugar no
PIB brasileiro”, afirmou.
Ecoturismo
Após o período de isolamento
devido à covid-19, o turismo no Brasil segue curva ascendente de retomada. De
acordo com o presidente da Embratur, o turista internacional tem procurado mais
contato com a natureza, o que tem favorecido o ecoturismo brasileiro. “O
turismo de natureza tem sido uma crescente e a gente tem trabalhado junto com
os outros órgãos ambientais para incentivar, promover e prover infraestrutura
nesses destinos”, explicou.
Segundo Nascimento, o
crescimento do setor não implica em queda de procura para as grandes metrópoles
brasileiras. De acordo com pesquisa recente realizada pela agência com o
público americano, em primeiro lugar em procura nos destinos brasileiros está o
Rio de Janeiro, em segundo, Fernando de Noronha (PE) e, em terceiro lugar, São
Paulo.
Por outro lado, o turismo de
negócios também tem apresentado resultados satisfatórios neste momento de
retomada. Os investimentos da Embratur no setor apresentam grande retorno,
sobretudo em decorrência do tíquete médio deste turista, que é mais elevado. De
acordo com Nascimento, São Paulo é o destino mais procurado para o turismo
nesse segmento, compreendendo cerca de 60% dos eventos de negócios no Brasil.
Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR) ocupam o segundo e o terceiro lugar em
destinos que concentram o maior número de eventos e congressos voltados para
negócios no país.
Organização Mundial do Turismo
Durante a entrevista, Silvio
Nascimento falou, ainda, sobre o escritório regional da Organização Mundial do
Turismo (OMT), ligado às Nações Unidas, que virá para o Brasil. O anúncio foi
feito no final do ano passado. A expectativa é que a novidade impulsione o
turismo nacional ainda mais.
“Quando você tem um organismo
da ONU [Organização das Nações Unidas], como a OMT, instalado num país, todas
essas agências começam a olhar para esse país. E quando se começa a olhar para
o Brasil você enxerga um país com belezas naturais, cidades com infraestrutura,
com uma gastronomia única, com um povo hospitaleiro. Fica mais fácil ainda de
vender o Brasil”, reforçou o presidente da Embratur.
A OMT é a principal
organização internacional voltada para a promoção do turismo. Suas ações são
direcionadas para um desenvolvimento sustentável, responsável e inclusivo do
setor. Além disso, a geração de conhecimento sobre o mercado de turismo e a
promoção de políticas e instrumentos de apoio ao setor também são diretrizes
que norteiam a organização.
O Brasil em Pauta vai ao ar
neste domingo (21) às 22h30.