A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel comunicou nesta sexta-feira, 27, que a bandeira tarifária vermelha nível II será mantida no mês de setembro. O custo da energia para cada 100kWh consumidos, portanto, continuará sendo de R$9,492, tendo em vista que o estado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas continua preocupando em agosto.

“Agosto foi um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional – SIN. O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, afirmou a agência reguladora.

Durante o período de seca que vem sendo enfrentando, o pior em 91 anos, vem sendo necessária a captação de energia por outras usinas que não as hidrelétrica, a exemplo das termelétricas, que geram energia a partir de combustíveis fósseis, como o diesel e o gás, o que acaba saindo mais caro, além de ser mais poluente. Daí que o aumento do custo de produção de energia acaba sendo sentido pelo consumidor final na hora do pagamento das contas.

A Aneel também elencou algumas medidas que podem contribuir na economia de energia. Dentre elas, recomenda-se o uso racional de chuveiros elétricos, com banhos em temperatura normal e duração de até cinco minutos; não deixar a porta da geladeira aberta mais do que o necessário, passar as roupas todas de uma vez, para economizar no ferro e assim por diante.