Durante anos, a ideia
predominante era a de que, se você for colocado em uma posição de liderança,
você é um líder. Mas, se há algo que aprendemos bem nos últimos meses, é que um
título ou um cargo por si só não fazem de você um líder. Muito menos um bom
líder.
Existem cinco características
comuns e identificáveis que distinguem líderes de chefes. Mas por que isso
importa? A retenção de funcionários é tão crucial quanto manter clientes novos
e antigos. Se um chefe está afastando funcionários, a empresa não apenas perde
dinheiro e tempo, mas também perdem talentos.
Os funcionários são o maior ativo
de uma empresa ao lado de seus produtos ou serviços. Se você tratá-los ou falar
com eles de uma forma contraditória, eles não irão ver o local de trabalho como
agradável e, sem dúvida, vão procurar a próxima melhor oportunidade.
Quando os funcionários se sentem
incluídos, respeitados e valorizados, eles têm a certeza de oferecer a você o
melhor de seus trabalhos, e encorajaram os outros de que essa empresa é o
melhor lugar para se trabalhar.
Veja na galeria a seguir como as
atitudes tomadas acerca de cada pergunta podem identificar seu comportamento
como gestor:
1. Você diz aos seus funcionários o que precisa ser feito ou os orienta
sobre a maneira como a tarefa deve ser executada?
A primeira prioridade de um chefe
é estabelecer o que é melhor para a empresa e responsabilizar seus funcionários
pelo cumprimento dessa meta. Mas um líder mostra o valor da missão em mãos e
motiva seus funcionários a cumprirem a mesma meta ou tarefa com orgulho e
satisfação.
2. Quando você dá instruções ou atribui tarefas, você usa o pronome
“eu” ou o “nós”?
Um chefe sempre dirá o que
precisa que você faça (por exemplo, “Preciso que você entregue esse projeto” ou
“Espero ver seus resultados no final do dia” etc). Um líder, porém, adota uma
abordagem de inclusão, para que o funcionário não se sinta ameaçado ou
desconfortável.
Um líder usa a palavra “nós” para
incorporar a si mesmo a uma tarefa ou objetivo, de modo a enfatizar o trabalho
em equipe. Por exemplo, “Precisamos entregar esse projeto”, “Esperamos que
nossos resultados estejam disponíveis ao final do dia”, “Como podemos ajudar da
melhor forma?”.
3. Suas expectativas são claras ou obscuras para os outros?
Ao atribuir uma tarefa, você
presume que o funcionário entende o trabalho a ser feito porque você compreende
a missão? Um chefe entende como as coisas precisam ser feitas e quer que o
resultado seja o que eles esperam, mas um líder mostra como as coisas precisam
ser feitas para que o funcionário entenda o método, o processo e as
expectativas da empresa. Esse mesmo funcionário agora está de acordo com seu
líder, e vocês estarão se movimentando em sincronia.
4. O que seu tom e linguagem dizem sobre você?
Você adota a abordagem de um
chefe, que comanda seus funcionários a fazer isso ou aquilo? Ou você solicita
coisas, como um líder faz? (por exemplo por meio das falas: “Você cuidaria
disso?”, “Você está disponível?” e “É algo que você pode fazer?”). Um líder
está atrás do mesmo resultado, mas, sendo mais solícito, a entrega será mais
aceita e mais apreciada.
5. A sua visão é de longo prazo ou curto prazo?
Quando se trata de tomar
decisões, o gerente pensa em curto prazo, pois está apenas tentando atingir os
resultados financeiros. Já um líder tem um processo de pensamento de longo
prazo e considera os próximos passos enquanto tem uma visão geral.