No mundo das artes ou digamos em todos os “mundos”, usamos uma ferramenta chamada circulo cromático. Metaforicamente, as cores são como palavras, e o circulo cromático, o alfabeto. É uma paleta formada por 12 cores, sendo elas: 

- 3 cores primárias (as mais puras, não possuem misturas): amarelo, vermelho e azul. 

- 3 cores secundárias (mistura de primárias): laranja, verde e violeta (roxo). 

- 6 cores terciárias (mistura de primárias com secundárias): vermelho arroxeado, azul esverdeado, amarelo alaranjado, etc. 

A cor possui uma grande parcela do sucesso de um look harmônico e instigante, é a ajudante fundamental da nossa comunicação. O que sinto usando essa roupa? Qual a minha mensagem? Como me percebem? Essas e outras perguntas são importantes na hora de se vestir, mas acima de tudo devemos nos perguntar se nos sentimos bem naquela peça ou apenas estamos usando por que “está na moda”. Devemos nos vestir para nós mesmos. 

A moda deve ser democrática. Talvez para você o famoso vestido preto tubinho não faça tanto sentido e não se sinta confortável quanto usar um vestido esvoaçante colorido. Respeite o seu estilo e as cores que gosta. As consultoras de imagem e estilo são grandes aliadas, são elas que mostram quais cores nos caem melhor, quais modelagens de roupas, acessórios, esmaltes, maquiagem, até o melhor corte de cabelo. Interessante, não? 

Hoje vamos conhecer algumas combinações possíveis de cores, a partir do circulo cromático.

1)  MONOCROMÁTICA: apenas uma cor (do mesmo tom) é usada. Para não ficar entediante, aposte em alguma peça com textura. Essa combinação é ótima para quem deseja alongar visualmente a silhueta. 



2)  TOM SOBRE TOM: a mesma cor com variações de intensidade. Também ajuda alongar a silhueta. Combinação sofisticada.

3)  ANÁLOGA: as cores vizinhas do círculo, azul e roxo, vermelho e laranja, etc. Não é uma combinação contrastante, pois as cores possuem bases em comum.


4)  COMPLEMENTAR: cores opostas do círculo que resultam em um alto contraste, garantindo visual criativo e ousado. A combinação pode ser com as cores mais fortes, ou apenas um ponto focal e a sua complementar mais dessaturada, são diversas opções. Brinque!


5)  TRÍADE: três cores equidistantes do círculo cromático. Também é muito criativo. Dica: a terceira cor pode vir na bolsa, colar, cachecol, etc.


6) NEUTRAS: branco, preto, cinzas, beges. Combinação elegante e atemporal. O acessório pode ser o toque de cor do look. A combinação “Navy” (azul marinho, branco, bege e algum ponto focal vermelho) é um bom exemplo.

 

E então, qual a sua combinação preferida? Para quem deseja se aventurar no mundo das cores, sugiro manter um guarda-roupa com peças de boa qualidade em cores neutras e ir adicionando acessórios coloridos até conseguir ousar de vez no look por inteiro. 

Faça compras conscientes, peças que se adaptem a várias ocasiões. Digo e repito: roupa boa é roupa usável, seja qual for a sua preferência.