Neste domingo, 29, os Estados Unidos realizaram um novo ataque militar com drones no Afeganistão, mais especificamente em Cabul, a menos de dois dias do prazo final de evacuação do país, marcado para o próximo dia 31. Segundo informações prestadas nome do Departamento de Defesa norte-americano, foi explodido um veículo que transportava um carro-bomba, não tendo sido confirmado se civis foram atingidos.

“As forças armadas dos EUA conduziram um ataque aéreo não-tripulado sobre um veículo em Cabul, eliminando uma ameaça iminente do Estado Islâmico Khorasan contra o Aeroporto Internacional Hamid Karzai”, disse. ”Estamos confiantes que atingimos o alvo com sucesso. Explosões secundárias significativas do veículo indicaram a presença de uma quantidade substancial de material explosivo”.

Na noite de ontem, 28, a embaixada americana emitiu o terceiro alerta para que americanos deixem o aeroporto, devido a uma “ameaça específica e crível”. Pouco mais cedo, o Presidente Joe Biden havia dito que “nossos comandantes me informaram que é muito provável um ataque nas próximas 24 horas e 36 horas. Eu determinei que tomem toda medida possível para priorizar a proteção das forças”.

Os EUA haviam matado dois integrantes do EL na última sexta-feira, 27, também por meio de drones, tendo sido a primeira resposta do país ao ataque terrorista que aconteceu no aeroporto de Cabul, quando um homem-bomba deixou cerca de 200 mortos, 13 deles soldados americanos. De acordo com o Pentágono, a retirada de militares já começou, tendo sido retiradas cerca de 117 mil pessoas do Afeganistão.