Olá pessoal, eu sou o professor especialista Katyto Di Creddo e nesta edição quero falar um pouco sobre gravidez, me lembro que quando eu era criança as mulheres tinham muitos tabus quando engravidavam como por exemplo, não pode fazer esforço, tem que comer bastante, fazer exercícios físicos então , nem pensar né. É claro que as pesquisas estão evoluindo dia após dia e nos educadores físicos estamos sempre ligados e dispostos a aprender e transmitir conhecimentos, e hoje sabemos que os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para as gestantes, ou seja, melhora os desfechos do parto, aumenta a função antioxidante, previne o
Diabetes gestacional, reduz a incidência de depressão, reduz dores, melhora a circulação, previne e trata diástase, melhora postura, mais sempre vejo muito medo de causar danos a mãe e principalmente ao bebe. Aliás, o medo de danos ao bebe e o principal motivo alegado para gestantes não praticarem exercícios físicos.
No entanto, isso tem mais mitos que verdades, vamos aqui dar um exemplo, um estudo de Meah et al (2021), que comparou as respostas cardiovasculares em 15 mulheres grávidas (durante 22 semanas) e 15 mulheres não grávidas. Elas foram testadas em repouso e após testes no leg press com 20, 40 e 60% de 10 RM (repetições máximas), sem manobra de valsalva(e uma técnica em que se prende a respiração ) e 40% com manobra de valsalva. Isso foi realizado por que, em geral, há medo de se fazer Leg Press e emendo de bloquear a respiração por acreditar que isso possa causar alterações negativas no sistema cardiovascular e resultar danos ao feto.
As analises de repouso mostraram que gestantes possuem maior débito cardíaco, frequência cardíaca e volume de injeção. Mais não havia diferença para pressão arterial, fração de ejeção e mecânica cardíaca. Diante do exercício não foram encontrados efeitos colaterais em nenhuma gestante, além de não haver diferença nas alterações entre mulheres grávidas e não grávidas! Então a musculação parece ser bem mais segura do já imaginávamos!, isso e muito importante porque o fortalecimento muscular como já sabemos ajuda a prevenir dores, melhora a funcionalidade, melhora a circulação e muitos outros benefícios que já sabemos sobre a musculação. Mais sempre e bom lembrar que o treino pare gestantes exige adaptações a cada semana e conhecimentos específicos, ou seja e muito bom, mais precisa ser prescrito por um profissional que esteja capacitado e tenha conhecimento e experiência. Então grávidas e futuras grávidas, procure um bom profissional de educação física e bons treinos.