O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE avaliou como delicada a atual situação do sistema energético, pois o volume das chuvas se manteve abaixo do normal e do esperado neste mês de maio, de modo que o país passou a enfrentar um período de seca, a pior em 91 anos. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são as mais afetadas.
Assim, o Governo anunciou a criação de um comitê de acompanhamento da crise, que será responsável pelo monitoramento da seca, dos níveis dos reservatórios e, ainda, da oferta da energia, sem prejuízos à adoção de medidas com o fim de garantir o abastecimento.
Segundo informado, este ainda não seria o momento apropriado para se propor medidas de racionamento do consumo de energia. Recomendou-se a retenção de água nas usinas de Jupiá, Porto Primavera, Ilha Solteira, Três Irmãos, Xingó, Furnas e Mascarenhas de Moraes.
O Sistema Nacional de Meteorologia – SNM alertou emergência hídrica para os meses de junho a setembro na região da Bacia do Paraná, a responsável pelo abastecimento do Estado de São Paulo. As previsões climáticas elaboradas por diferentes institutos apontam para o mesmo resultado: baixo volume de chuvas nos próximos meses.