O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 03, pretender flexibilizar o uso de máscaras em ambientes abertos a partir do dia 1º de dezembro. A medida tem como a base a queda dos números de casos e mortes decorrentes da Covid-19.

A decisão, no entanto, será tomada com base na análise de uma série de indicadores, que para além do número de casos e óbitos abrangem internações, taxa de transmissão e percentual de vacinação.

Para que a flexibilização aconteça é preciso que 75% da população esteja vacinada, sejam registrados menos de 1.100 novos casos por dia, com menos de 300 internações, com meta de somente 50 óbitos diários.

O Estado está próximo da meta. Atualmente, 68% da população está vacinada, com cerca de 800 novos casos, 400 internações diárias na média móvel e 63 óbitos diários.

De acordo com o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, o fim do uso de máscaras acontecerá gradualmente. Primeiramente, deixará de ser obrigatória em ambientes abertos sem aglomeração, depois em ambientes externos com aglomeração e, então, em ambientes fechados.

O Governo também anunciou ter enviado um ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para liberar urgentemente a vacinação de crianças a partir dos cinco anos de idade.