O Governo do Estado de São Paulo anunciou que ampliará a campanha de vacinação contra a gripe a partir da próxima segunda-feira, 12, considerando que se espera já tenha terminado a campanha voltada aos grupos prioritários. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda, 05, 8,4 milhões de doses chegaram a ser aplicadas em pessoas do público-alvo, o que importa em uma cobertura vacinal de 45,9%, entre 18 milhões de pessoas integrantes das categorias, com exceção dos indígenas, que atingiram cobertura vacinal de 100%.

A expansão foi definida pela, Secretaria de Estado de Saúde conjuntamente aos municípios, tendo por objetivo proteger ainda mais pessoas contra o vírus Influenza. No ano passado foram registrados 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG e 119 óbitos atribuídos ao vírus. 

O Instituto Butantan é o responsável pela disponibilização dos imunizantes para a campanha nacional e entregou 80 milhões de doses, com produção integral, isto é, sem necessidade de importação da matéria-prima. Neste ano, a vacina é constituída a partir de três cepas da Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

A ampliação da campanha já chegou à região e, também, à cidade de Sorocaba, onde os cidadãos com seis meses de vida ou mais poderão, a partir da próxima segunda, ser vacinados, devido à liberação em massa dos imunizantes. A tendência é que os demais municípios divulguem os detalhes de suas campanhas em breve.