Ao som de Inezita Barroso, Celly Campelo e outros ícones da música brasileira, os idosos do Lar São José tiveram uma tarde e tanto. Nesta sexta-feira, 29, houve a celebração dos aniversariantes do mês de outubro, lembrado, também, como o mês do idoso. Com direito à bolo, velinhas e balões, o GNTC marcou presença e contribuiu para tonar a tarde mais especial e conhecer mais sobre esta instituição.


Com um espaço amplo, arborizado e instalações recém construídas, o Lar propicia aos idosos o que pode de melhor. Uma equipe multidisciplinar técnica de referência, composta por assistente terapêutica, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, enfermeira e mais, garante a todos o conforto e a segurança esperada, com atenção especial e dedicada a cada um.

Como se sabe, os idosos compõem um dos grupos mais afetados pela pandemia da Covid-19, em decorrência do isolamento social, o que os impediu por um longo período de tempo de realizar passeios e atividades fora das dependências da instituição. Daí a importância de levar exercícios e entretenimentos lá para dentro.

O primeiro passeio dos residentes, aliás, foi bastante comentado. Depois de um ano e oito meses em isolamento, todos foram levados para conhecer a famosa plantação de girassóis de Cerquilho, que acabou sendo retratada até mesmo pela Ana Maria Braga, no programa matinal “Mais Você”, da emissora Globo.

Até pouco tempo atrás, as visitações de familiares e amigos estavam suspensas, sendo mantido contanto por meio de videochamadas. Recentemente, no entanto, as coisas mudaram, apesar das restrições sanitárias. Para garantir a segurança dos internos, as visitas acontecem com agendamento: apenas um idoso por dia, durante 20 minutos e com todos em uma sala dedicada às visitas.


É de se compreender a felicidade de cada um que esteve presente na tarde de sexta, 29. A coordenadora e assistente social, Daniele, relatou que as celebrações de aniversário são realizadas todo último dia do mês e que as festividades são de grande importância para resgatar a lembrança da vida fora do Lar. Ela explicou que há festas havaiano, natalino, de réveillon, halloween, junina, dentre outros. “Tentamos resgatar coisas da memória deles, coisas vividas lá atrás”, afirmou.


Cada dia da semana conta com um cronograma de atividades, intercaladas por seis refeições diárias, que abrangem café da manhã, suco, almoço, café da tarde, jantar e ceiaComo exemplo, Daniele contou que às terças a equipe realiza o tão esperado bingo, enquanto às quintas há atividades físicas supervisionadas ao ar livre e às sextas, música. Um dos residentes, o Sr. Antônio, 82 anos, lembrou que “a comida daqui é muito boa, muito boa mesmo” e apresentou as instalações à redação.

Atualmente, são 37 residentes, dos quais apenas 14 são homens, mas a capacidade máxima é para 50 pessoas. Os residentes são distribuídos em alas masculina e feminina, contam com salas de estar, onde se reúnem para conversar e realizar atividades, um refeitório grande, cozinha, enfermaria e até uma simpática plantação de mandiocas, além de árvores frutíferas e muito mais. O Lar é bem grande.

O Sr. Antônio também comentou sobre o espaço dedicado às roupas doadas à instituição: “nós ganhamos várias roupas dali”. Isto chamou atenção para o salão de eventos, onde recentemente foi celebrado o casamento de dois idosos, que se conheceram lá dentro e viraram até notícia.

O bom astral parece ser típico do Lar. Por todos os lados, sorridos estampados nos vários rostos, conversas e brincadeiras, tudo com a participação e interação dos membros da equipe, que criaram um carinho especial por cada um.

“Sempre digo que trabalhar com entidades sociais demanda, primeiro, que se ame o próximo, exige muita atenção, pois tentamentos proporcionar tudo que cada um não teve. Eu me sinto realizada, amo o que faço, é realmente uma entrega, sem dia e sem horário, a qualquer instante algo pode acontecer e precisamos todos estar dispostos. Então é um trabalho de amor, de continuidade, não temos como sair daqui e simplesmente nos desligar”, disse Daniele, que está lá há oito anos.

A equipe incentivou até mesmo um simpático senhor a gravar um “tik tok”, confira:


O que se pode dizer é que o esforço, a dedicação e o amor ao ofício de cada um da equipe são marcantes e nítidos, basta olhar. Neste mês do idoso é preciso se lembrar que o envelhecimento é parte natural do ser, do ciclo da vida e todos estão sujeitos a ele, sem exceção. Os idosos são essenciais para o desenvolvimento e a transmissão de heranças culturais, transmissão de valores e para a preservação de tradições, são as crianças de ontem. É saber valorizar o que ofereceram e o que tanto ainda têm a oferecer. 

Em conclusão, o trabalho do Lar São José “é um trabalho de muito amor”, como bem finalizou Daniele. O GNTC parabeniza todos e, em especial, os aniversariantes.


Como posso ajudar?

O Lar São José precisa de ajuda. Os repasses estaduais e municipais não são o suficiente para a manutenção da qualidade dos serviços prestados. A entidade depende da solidariedade e do trabalho em equipe.

Antes da pandemia, o Lar se dispunha a participar das festividades que aconteciam no município para obter lucro com venda de alimentos, mas os eventos não estão acontecendo ainda. E como as vendas em comércio, de maneira geral, sofreram forte impacto, os valores revertidos a partir das notas fiscais também diminuíram. Sem mencionar, ainda, que as dificuldades econômicas quase que generalizada refletiu nas contribuições ofertadas por empresas e particulares.

Existem várias maneiras de ajudar. A começar pelas notas fiscais sem CPF, emitidas a partir de compras em diversos estabelecimentos comerciais de Cerquilho, mais comumente em supermercados. É só pedir sua nota e a depositar na urna indicada.

Caso tenha pertences e roupas que não use mais, mas ainda em boas condições, é possível fazer a doação diretamente na instituição, localizada à R. São José, nº 883, Jardim Esplanada. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3284-1602 ou pelo WhatsApp (15) 99692-7962.

No mais, o Lar aceita doações em espécie, que podem ser transferidos ou depositados na conta bancária abaixo.