Infecções do trato urinário (ITU) são frequentes, mais comuns em mulheres, embora possam acometer homens e crianças em qualquer idade. No sexo feminino, ocorrem com picos relacionados ao início da atividade sexual, gestação ou no período da menopausa. Cerca de 50 a 80 % das mulheres terão ao menos um episódio de ITU na vida e 15%, no mínimo, uma infecção ao ano. Homens com aumento prostático, diabetes, restrição de mobilidade, incontinência urinária ou disfunção vesical neurogênica tem risco aumentado de desenvolver infecções recorrentes do trato urinário.
AS infeções urinárias são caracterizadas pela presença de germes na urina, associada à presença de sintomas clínicos como ardor ao urinar, necessidade de idas frequentes ao banheiro para esvaziar a bexiga e dor suprapúbica (pé da barriga).
O tratamento das infecções deve ser feito com uso de antibióticos específicos para o germe causador da doença, o que pode ser verificado através de um exame de cultura de urina.
A prevenção de infeções urinárias se faz com medidas comportamentais, avaliação dos fatores de risco e principalmente com a prescrição pelo urologista de medicações preventivas a fim de de evitar a recorrência da doença.