Nesta segunda-feira, 20, São Paulo registrou o dia mais quente do ano, com máxima de 35,7ºC às 15:00h, batendo o recorde anterior registrado nos dias 30 de janeiro e 08 e 13 de setembro, quando a máxima era de 34,1ºC. Com a chegada da primavera, porém, a temperatura sofrerá uma queda brusca nos dias seguintes.

A mudança no tempo começa a ser sentida ainda nesta terça, 21, quando uma frente fria vinda do Sul chega a São Paulo. Apesar de durante o dia a máxima seja de 32ºC, a noite a temperatura cai e a mínima é de 20ºC, de acordo com as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet.

Amanhã, 22, quando se inicia a primavera, a partir das 10:31h, a tendência é de que o clima continue esfriando, com a queda sendo acompanhada por um tempo nublado e pancadas de chuvas fortes e moderadas, mas rápidas e isoladas. A máxima será de 18ºC e a mínima, de 13ºC.

“Teremos uma mudança brusca no tempo nesta terça-feira durante o dia. Há uma frente fria de rápido deslocamento chegando. Ela vai provocar uma queda brusca na temperatura, além de mudar também a direção do vento”, explicou o meteorologista Marcelo Schneider.

O Inmet emitiu um alerta para região que abrange Tietê e Cerquilho, com data de início para hoje, 21, de “perigo potencial” para o “declínio de temperatura”, mas o risco à saúde é leve, devendo ser contatada a Defesa Civil em caso de emergência, discando 199.

A umidade no ar em Tietê e região é de 34%, mas a umidade relativa durante a semana poderá chegar a 95%, devido à frente fria e as chuvas isoladas.