O Governador do Estado de São Paulo João Doria – PSDB anunciou que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA poderá ser parcelado em até cinco parcelas a partir do mês de janeiro de 2022. A medida foi revelada neste sábado, 11.

Atualmente, o imposto pode ser parcelado em somente três vezes. “Essa foi uma decisão de ontem, sexta-feira, e que atende uma parcela considerável da população. É razoável que tenhamos compreensão de que vão precisar de um pouco mais de tempo para poder ter, no parcelamento, uma forma mais adequada de pagar o IPVA. E isso também se aplica para o licenciamento do IPVA de novos veículos, a partir do dia 02 de janeiro de 2022”, afirmou.

É possível o pagamento do tributo com cartões de crédito e débito, por carteira digital, à vista ou parcela. A nova alternativa, no entanto, se aplica somente sobre os valores não inscritos em dívida ativa. 

O imposto é calculado a partir do valor dos veículos, aumentaram em média 24,94% entre outubro de 2020 e outubro de 2021, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor – IPC, em grande parte devido à falta de peças de novos veículos durante a pandemia.