Após o momento marcante da premiação do Oscar, onde o comediante Chris Rock fez uma piada sobre a ausência de cabelos de Jada Smith (ligada a uma doença), e tomou um tapa de Will Smith, as buscas sobre a condição capilar de Jada não pararam de crescer.
Vamos primeiro esclarecer que alopecia é qualquer perda quantitativa e/ou qualitativa de cabelo. Então, temos que dar nome e sobrenome a doença.
Jada já comentou que possui Alopecia Areata. Uma condição de queda capilar que tem origem desconhecida, provavelmente multifatorial, com evidentes componentes autoimunes, emocionais e genéticos. Ela pode se manifestar de várias formas, e é determinada pela queda dos cabelos e/ou pêlos, por interrupção da fase de crescimento, sem que ocorra atrofia do folÃculo, ou seja, pode ser reversÃvel. Porém, os resultados dependem da resposta fisiológica de cada indivÃduo, e o quadro pode durar anos e/ou não se recuperar mais.
Só quem já passou por algum tipo de queda capilar sabe a dor que isso provoca. Pessoas que sofrem com problemas capilares precisam ser acolhidas e respeitadas, pois estão também emocionalmente doentes pelo momento frágil que essa condição lhes impõem.
Vamos praticar a empatia!
A dor do outro não deve ser uma piada!
Preferi escolher e exaltar a imagem dessa linda mulher para representar o post, as imagens do ato de violência que viralizou.