Neste mês de Janeiro, foi idealizada a Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo a conscientização para os cuidados com a saúde mental.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

 A ideia da campanha foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), e faz alusão ao início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem-estar da saúde mental. 

Em entrevista ao GNTC, a psicóloga Patrícia Rodrigues comenta que as terapias são indicadas para vários fins e pode ser para autoconhecimento, para o tratamento de transtornos, e ainda para manejo de sofrimentos psíquicos antes do transpasse da linha limítrofe que o separa de uma disfunção psicológica.

“Numa análise de saúde mental e lembrando que nos referimos à saúde mental em como reagimos diante de diversas situações, mudanças e exigências impostas pelas situações cotidianas e como harmonizamos nossas ideias, nossas emoções e nossos comportamentos o isolamento teve efeitos diversos e não afetou igualmente a todos.  Eu acredito que o maior prejuízo, em termos de isolamento, foi para nossas crianças e adolescentes que, afastadas do convívio social e da escolarização formal, já estão manifestando prejuízos no acompanhamento do conteúdo acadêmico e no desenvolvimento socioafetivo”, comenta.

No Brasil, é possível receber assistência gratuita nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que pertencem ao SUS (Sistema Único de Saúde) e acolhem pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais. Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias, através do telefone 188.