Nesta quinta-feira, 04, será dado início à primeira sessão de abertura e análise do leilão da tecnologia 5G. Ao todo, são 15 propostas de empresas e consórcios interessados, sendo possível que a sessão dure até sexta-feira, 05.

Segundo o edital, a licitação deve movimentar cerca de R$49,7 bilhões. A expectativa é que a oferta da quinta geração de rede móvel se inicie em julho de 2022, a começar pelas capitais.

Existem dois perfis de empresas interessadas, as prestadoras de serviços de grande porte e as companhias e provedores regionais, que se interessam por frequências menores, de velocidade mais baixa, mas que possibilitem cobertura de grandes áreas.

O sinal da internet será transmitido pelas operadoras vencedoras através de ondas de rádio, para que toda a velocidade oferecida pelo 5G possa ser utilizada pelos usuários, com frequências exclusivas, que não conflitem com outros serviços, como o 4G, Wi-Fi e televisão.

As frequências são quatro: 700 MHz, 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz. Os dois primeiros servirão, a princípio, para melhorar a cobertura 4G, enquanto o terceiro será dedica ao 5G para consumidores finais e o último, para banda larga fixa.

As propostas serão analisadas com base no maior preço público ofertado, sendo 15 as empresas interessadas. Confira:

1. Algar Telecom SA;

2. Brasil Digital Telecomunicações LTDA;

3. Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A;

4. Claro SA;

5. Cloud2U indústria e comércio de equipamentos eletrônicos LTDA;

6. Consórcio 5G Sul;

7. Fly Link LTDA;

8. Mega Net provedor de internet e comércio de informática LTDA;

9. Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA;

10. NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.;

11. Sercomtel Telecomunicações AS;

12. Telefônica Brasil AS;

13. TIM AS;

14. VDF Tecnologia da Informação LTDA.;

15. Winity II telecom LTDA.