Após um período difícil na quarentena, o mercado imobiliário da nossa região já tem retomada dos investimentos.

Já a partir do segundo semestre do ano passado, o mercado imobiliário surpreendeu em plena pandemia e, para o ano de 2021, a tendência é continuar aquecido. No início da pandemia, todos os setores ficaram estagnados, até que se enxergasse um cenário possível de recuperação.

A pandemia acarretou em muitas mudanças na rotina de vida das pessoas, conseqüentemente o perfil dos consumidores também mudou, e com isso, surgiram novas necessidades que movimentaram o mercado imobiliário.

As famílias estão em busca de um espaço maior em suas residências. Em razão do isolamento social, as pessoas perceberam que necessitavam de mais espaço, então imóveis com áreas de lazer, quintal e áreas gourmet tem tido uma grande valorização no mercado.

Além de estar ocorrendo um grande movimento de pessoas vindo da capital e dos grandes centros para o interior, devido a isso o aumento por procura de imóveis na nossa região tem aumentado e movimentado o mercado e conseqüentemente a nossa economia. Devido a possibilidade de trabalho em home office, essas famílias vem em busca de maior qualidade de vida.

Desta forma,  imóveis residenciais com quintais amplo, bem como os imóveis rurais, como chácaras para lazer, tem tido grande procura nos últimos meses.

A seguir, destaco 4 perfis de imóveis que tem tido grande procura e valorização no mercado imobiliário da nossa região:

 1 – Imóveis em condomínios fechados:  Essas famílias buscam segurança, tranquilidade e lazer que os condomínios fechados oferecem.

2 - Imóveis com ambientes mais amplos e espaço home ofice: A valorização de espaços mais amplos nas residências, pois as famílias ficam mais tempo em casa e espaços para home-office, tendo em vista que, muitas empresas disponibilizaram essa possibilidade de trabalho remoto.

3- Imóveis com quintal e área de lazer: quintal e área de lazer com piscina, área verde, que ofereçam maior conforto para as famílias.

4 - A valorização da cozinha da casa e área gourmet: As pessoas começaram a passar mais tempo na cozinha e a preparar pessoalmente as próprias refeições, considerando também que a cozinha  e área gourmet se tornaram também ambientes de socialização da família e amigos, então as cozinhas amplas e bem equipadas tem uma boa valorização no imóvel.

Outros 2 fatores que ajudaram a movimentar o mercado foram:

      As facilidades para se obter um financiamento imobiliário:

Como a taxa selic atualmente está em 2%, com isso, a taxa de juros diminuiu, conseqüentemente a demanda por investimento no setor aumentou. Com a baixa dos juros, com mais dinheiro no mercado, muitas pessoas vislumbraram a possibilidade de se investir e comprar novos imóveis, seja a tão sonhada casa própria, bem como comprar um imóvel para investimento, almejando assim ter um retorno financeiro.

  A segurança de ter um patrimônio:

 Muitas pessoas estão preferindo investir em imóveis do que aplicar o dinheiro em banco, isso ocorre devido as taxas de rendimentos estarem reduzidas e a vantagem de se investir em imóveis é a segurança de ter o patrimônio, a valorização de mercado do imóvel e a possibilidade de se obter uma renda através da locações.

 





Valeria S Segato – corretora de imóveis – Creci 66.469Perita em avaliações Imobiliárias - CNAI 23.485, atua na Doutoradinho Negócios Imobiliários.