Audiência
com a companhia será na próxima segunda-feira
O Ministério Público de São
Paulo (MPSP) instaurou um inquérito nesta semana para apurar supostas práticas
abusivas praticadas pela empresa 123Milhas no cancelamento de voos e
hospedagens e na limitação do reembolso dos valores pagos pelos clientes. A
audiência com representantes da companhia está marcada para o dia 28 de agosto.
Segundo as informações do
MPSP, para instaurar o inquérito, o promotor Cesar Ricardo Martins, da
Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital levou em conta o elevado número
de reclamações contra a 123Milhas registradas em plataformas online e no
Procon, no qual foram 973 registros relativos aos assuntos tratados no
inquérito.
“A pessoa jurídica recebeu
prazo de 15 dias para esclarecer, entre outros pontos, se houve cancelamento de
pacotes turísticos por culpa da investigada, por falta de repasse de valores às
companhias áreas e às redes hoteleiras”, diz o MPSP.
Em nota publicada no site da
empresa no último dia 18, a 123milhas afirmou que decidiu suspender as emissões
de passagens e pacotes da linha Promo (com datas flexíveis) com previsão de
embarque de setembro a dezembro de 2023. As vendas desse produto já haviam sido
interrompidas na última quarta-feira (16). Todos os demais produtos da
123milhas permanecem sem nenhuma alteração.
“A decisão deve-se à
persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta
pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa
temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha Promo
representa 7% dos embarques de 2023 da companhia”, informou a companhia.
Segundo a 123milhas, os
valores pagos por produtos da linha Promo com embarque previsto para setembro,
outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em
vouchers, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros
de mercado. Os vouchers podem ser usados por qualquer pessoa para compra de
outros produtos da 123milhas.