O pianista João Carlos Assis Brasil faleceu na manhã desta segunda-feira, 06, aos 76 anos de idade. Nome de grande influência na música brasileira, o artista sofreu um infarto na última sexta, 03, e não resistiu.

“Ele cumpriu sua missão por aqui, e agora sua obra se eterniza”, escreveu sua assessoria. O pianista estava internado no Hospital de Niterói, Rio de Janeiro, cidade na qual foi morar ano passado.

O artista transitou por diversos períodos entre a música clássica e popular, o que o levou a conquistar diversos prêmios e gravar músicas com outros artistas de renome, como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Zizi Posso, Alaíde Costa e Wagner Tiso. Ele também era irmão gêmeo do saxofonista Victor Assis Brasil, um dos principais instrumentalistas do jazz brasileiro, falecido em 1981.

João Carlos lecionava no Conservatório Brasileiro de Música e no Conservatório de Niterói, além de dar aulas na Escola de Música Villa-Lobos, no centro da capital fluminense. A instituição o homenageou: “Era considerado uma lenda viva do piano brasileiro. Aprimorou-se na música popular americana, como nas trilhas de clássicos do cinema e do jazz, e retornou ao Brasil como um fenômeno do piano”, menciona um trecho da publicação.