O Confundador do Taleban, mulá Baradar, irá liderar o novo Governo do país, o que deverá ser anunciado em breve, segundo afirmam fontes do grupo, enquanto seus combatentes estavam enfrentando forças leais à república derrotada no Vale de Panjshir, ao norte de Cabul. Uma das prioridades será o impedimento de um colapso da economia, abalada pela longa guerra, que matou cerca de 240 mil afegãos, e pela seca.

O mulá Baradar é filho do falecido fundador do Taleban, o mulá Omar. Uma das autoridades afirmou à agência Reuters que “todos os líderes principais chegaram a Cabul, onde os preparativos para anunciar o novo Governo estão em estágio final”.

Até onde se sabe, o mais alto líder religioso do grupo islâmico, Haibatullah Akhunzada, se concentrará nas questões ligadas à religião nos moldes do Islã, de acordo com outra fonte.

Ao todo deverão ser 25 Ministérios e um Conselho Consultivo – ou shura -, de 12 eruditos muçulmanos. A grande assembleia – loya jirga – está sendo planejada para daqui seis ou oito meses. As fontes acreditam que o gabinete interino será concluído bastante em breve, podendo ser estabelecido ainda hoje, 03, ou meados na próxima semana.

No Vale de Panjshir está acontece um movimento em que milhares de combatentes de milícias e remanescentes das Forças Armadas do país se reúnem sob liderança de Ahmad Massoud e as tentativas de negociar um acordo não estão correndo como planejado.