Estamos nos aproximando do dia das mães, uma data que para a maioria das pessoas traz consigo carinho, bondade, cuidados, amor e fidelidade, enquanto para alguns, o peso da saudade.

Pensando nisso e no quanto se tem falado sobre o empoderamento feminino, me inspirei para falar de uma mulher pra lá de EMPODERADA, uma mulher PODEROSA em Deus, Maria, a mãe de Jesus!

O livro de Lucas capitulo 1 dos versículos 26 ao 48 registra um fato em que um anjo enviado por Deus vai à Nazaré, cidade da Galiléia, falar com uma moça virgem, que estava prometida em casamento para José. O nome da virgem era Maria.

O anjo, se aproxima da moça e diz: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”, Maria fica inquieta querendo entender tal saudação. 

Então o anjo continua dizendo: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus."

Já parou pra pensar como você reagiria dentro do mesmo contexto em que Maria estava inserida?

Uma jovem, virgem, prometida em casamento, pertencente a uma cultura até os dias atuais, muito machista e, o anjo vem dizer que ela foi agraciada, vai gerar um filho que não é do seu futuro esposo e que a criança já tem até nome. 

A reação de Maria diante da notícia foi de querer saber como aconteceria tudo isso que o anjo estava falando e após a explicação ela disse: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.

Uaaaaau!! Que mulher poderosa! Ela entendia o propósito de sua existência, ela confiava em Deus.

Ela não pensou no noivo, na sociedade, nos religiosos e familiares, ela simplesmente desejou que se cumprisse o que Deus tinha para a vida dela.

Gosto de saber que no livro de Genesis 2:18 está registrado que Deus viu que não era bom que o homem vivesse sozinho. Isso me desperta o entendimento de que a mulher foi uma idéia de Deus e que, desde o princípio com um propósito bem estabelecido, auxiliar o homem.

O problema está em não entender o conceito de auxiliar. Quem está designado a socorrer alguém, ou seja, prestar auxílio, está em posição mais favorável do que aquele a quem precisa do socorro, caso contrário o socorro não seria possível. 

Maria, não olhou para a dificuldade da missão e sim para oportunidade de viver um momento que ninguém mais viveria e, sabendo que o próprio Deus quis assim.

Ela entoou um cântico de gratidão a Deus: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva.

De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada."

E assim é! Até os dias de hoje falamos de Maria, a mãe de Jesus, com todo nosso respeito e entendimento de que ela foi uma bem-aventurada, uma mãe exemplar e verdadeiro exemplo de mulher empoderada. Enfrentou com fé e muita grandeza de caráter, toda e qualquer imposição social, religiosa e até familiar, decidiu ouvir e se inclinar ao que Deus a escolheu para fazer e ser.

Levante-se assim! Seja você, seja o que Deus te chamou pra ser, seja feliz e grato por ser quem você é.

Mulheres, sejam gratas por serem mulheres, auxiliares, mães e verdadeiras guerreiras.

Feliz dia das mães!!